Política do fabricante envolve curadoria desde a escolha dos tecidos a trabalhos em lavanderia.
A mensagem propondo colaboração chegou pelo canal Fale Conosco da empresa. O contato que poderia cair no vácuo da comunicação interna seguiu para o marketing até a tela de Chico Gonzalez e sua equipe. É ele quem coordena as ações pelas quais a Vicunha fomenta criativos emergentes. Da conversa em maio, nasceu a collab mais recente, costurada com a marca paulista Repolho.
Há sete anos no mercado, a Repolho começou com camisetas. Alinhada ao universo skatista, incluiu no portfólio modelos de camisa, calças e shorts. Agora, quer fazer jeans.
Como não domina o tratamento de transformação do denim realizado em lavanderia, prefere dar o start com denim colour.
Essa é uma decisão bastante comum entre os que ensaiam lançar uma linha de jeans.
Depois de uma rápida pesquisa sobre os interesses do criativo e estilo da marca, Chico, como é mais conhecido, monta uma arara com tecidos que mais se alinham ao perfil e às tendências de moda. A ida ao showroom, recomendada por Chico, foi o ponto alto do encanto do estilista com o denim e suas possibilidades.
A estratégia aperfeiçoada em 18 anos de casa tem funcionado, garante o coordenador. “Quando eu entrei, tentei aprimorar na linha de malharia e activewear. Depois que fui para denim e denim colour isso cresceu mais. Eu percebi que essa moeda de troca tinha que crescer cada vez mais, porque a interpretação dos estilistas era incrível”, avalia.
QUANDO COMEÇOU
Inicialmente, a Vicunha apoiava apenas eventos e estilistas. Esteve no Phytoervas Fashion, que virou Morumbi Fashion, o embrião que deu origem à atual SPFW.
Além disso, patrocina a Casa de Criadores desde a primeira edição, assim como foi a primeira têxtil a fornecer tecidos para o Concurso Moda Inclusiva, que era promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do estado de São Paulo.
A empresa também incentivava a aproximação com os estudantes das faculdades de moda com o Denim Day, cuja agenda Chico espera retomar no ano que vem.
O apoio foi estendido até as marcas que estão dando os primeiros passos no mundo do jeans e que apresentam projetos promissores e inovadores, passando por um olhar crítico da têxtil.
O coordenador comenta que essa é uma via de mão dupla: “Todo mundo sai ganhando com essas parcerias. O estilista se beneficia com os nossos tecidos e com a consultoria que prestamos, de forma 100% gratuita, ampliando o seu leque de conhecimento, e nós, como empresa, fortalecemos nosso propósito de estimular a cultura do jeanswear e nos posicionar na vanguarda da moda brasileira, fomentando talentos emergentes e ajudando a dar voz a iniciativas inspiradores e inovadoras na nossa cadeia”.
TROCA COLABORATIVA
A Vicunha está aberta a fomentar talentos, fornecendo, além do tecido, todo o conhecimento técnico e mercadológico de seus profissionais. O patrocínio nunca envolve apoio financeiro. “Eles amam a parceria porque o tecido bota a coleção de pé”, afirma o coordenador.
Os metros cedidos são considerados suficientes para que a marca desenvolva uma cápsula, ou drop, como se costuma dizer hoje. Recentemente aconteceram apoios para drops com Carnam, Welcome Singapura e Dod Alfaiataria. Sempre com a consultoria e curadoria dos profissionais da empresa, seja do estilo ou da lavanderia, quando necessário.
A parceria também funciona quando a Vicunha se junta aos estilistas para impulsionar e comunicar novas tecnologias ao mercado têxtil, como por exemplo, a V.Tech Protective, de tecidos funcionais com acabamento de proteção anti-covid.
Nessa ação, 13 estilistas deram suas interpretações aos novos artigos, mostrada em desfile virtual durante a pandemia. Foram criações exclusivas de marcas com as quais a Vicunha já se relaciona, como À La Garçonne, Another Place, Amapô, Isaac Silva, Cartel 011, entre outras tantas.
Uma parceria como essa consegue impulsionar a chegada de uma importante inovação ao mercado têxtil, usando das mãos talentosas de estilistas parceiros que traduzem sua visão de moda a uma solução relevante para todo o mercado têxtil.
Um comitê interno avalia as propostas que chegam. “A demanda aumentou muito nos últimos anos. E isso ajudou a apurar nosso radar”, reconhece Chico.
Ao apoiar esses projetos, a Vicunha fomenta os criativos mediante a contrapartida de que estilistas e marcas beneficiados usem, de fato, o material cedido. “Seja em um desfile ou numa ação de drop”, comenta o coordenador. Por isso, a Vicunha faz questão de ajudar no processo de escolha e aplicação das bases. “Não queremos que o projeto frustre”, resume.
As colaborações não se limitam aos emergentes. A Vicunha tem multiplicado os desenvolvimentos de cápsulas com grandes magazines, como C&A, Renner e Riachuelo. E marcas como Replay, CK, Reserva e UMA.
A próxima collab com convidados será em outubro, quando a empresa anuncia o segundo lançamento do ano, com novidades que devem agitar o mercado brasileiro de denim.
BALANÇO DO FOMENTO
Chico afirma que a Vicunha fomenta criativos emergentes como missão de empresa protagonista do setor. “É uma forma de trazer excelência e dinamismo para a indústria têxtil”, entende.
Um balanço de 2019 a maio de 2021 mostra que a Vicunha fomenta no período cerca de 70 marcas, das quais 40% se tornaram clientes regulares.
Nesse período, em que o mercado travou por causa da pandemia de covid-19, a empresa forneceu quase 42 mil metros de tecido para marcas apoiadas, sendo em torno de 30 mil metros de artigos de sarja.
Contou, ainda, com a criação do VTEX, Banco de Tecidos que apoiou estilistas na confecção de máscaras e na realização de projetos sociais para atender às necessidades urgentes impostas pela crise sanitária.
HIGHLIGHTS DE APOIO
PARCERIAS DE 2019
- SPFW
- Casa de Criadores
- Brasil Eco Fashion
- Concurso Moda Plus Size
- Projeto Beleza no Carcere
- Teatro Baile
- Sou de Algodão + Re Roupa
- Casa Cor – Espaço Michel Safatle
- Projeto PIM – Periferia Inventando Moda
PARCERIAS DE 2020
- SPFW
- Casa de Criadores
- Brasil Eco Fashion
- Osasco Fashion Week
- Dragão Fashion
- Banco de Tecido: Vicunha fomenta suporte a parceiros para produzirem máscara de proteção respiratória anti-covid 19. Apoio se estende de hospitais a prefeitura, como a cidade de Sumaré, no interior paulista.
- Amigos do Bem
- Doutores da Alegria
- Parceria Ginger + Vicunha
PARCERIAS ATÉ MAIO DE 2021
- SPFW – Projeto Sanfoka
- Projeto Cerzindo – Capacitação de Refugiados
MARCAS APOIADAS DE 2019 A MAIO DE 2021
1 | 2DNM | 25 | Diego Gama | 49 | MISCI |
2 | A La Garçonne | 26 | Dod Alfaiataria | 50 | Modem Studio |
3 | Akamine | 27 | Dreher | 51 | Moffo |
4 | Alex Kazuo | 28 | Felipe Fanaia | 52 | Neriage |
5 | Alex Santos | 29 | Gabriela Sakate | 53 | Notequal |
6 | Amapo | 30 | Ginger | 54 | Open Studio |
7 | Angela Brito | 31 | Gloria Coelho | 55 | Pedro Andrade |
8 | Another Place | 32 | Guadalupe | 56 | Piet |
9 | ÃO | 33 | Heloisa Faria | 57 | Podre de Rico |
10 | Beau Goss | 34 | Igor Dadona | 58 | Priscila Santos |
11 | Blaze Supply | 35 | Isaac Silva | 59 | Rafael Caetano |
12 | Blue Bird | 36 | Jal Vieira | 60 | Rafael Silvério |
13 | Boldstrap | 37 | Kaio Koia | 61 | Renata Buzzo |
14 | Boutique Venenosa | 38 | Kengá | 62 | Replay |
15 | Cabra Store | 39 | Kimoh | 63 | Reptilia |
16 | Capulana | 40 | Korshi | 64 | Rocio Canvas |
17 | Cartel 011 | 41 | Le BENITES | 65 | Rodrigo Evangelista |
18 | Cho | 42 | LED | 66 | Sankeone |
19 | D-Aura | 43 | Lindenberg | 67 | Senplo |
20 | Dario Mitman | 44 | Lu Amarante | 68 | Tom Martins |
21 | David Lee | 45 | Lucas Leao | 69 | UMA |
22 | Dendezeiros | 46 | Maison Revolta | 70 | Vihe |
23 | Denim Head | 47 | Marcelo Von Trapp | 71 | VIVAO PROJECT |
24 | Diego Favaro | 48 | Mareu | 72 | Zineu Simonato |