Pulcra compra a química belga Devan

Pulcra compra a química belga Devan

Com essa aquisição, o fabricante químico alemão disputará novos segmentos.

Pulcra compra a química belga Devan
Fachada da sede da Devan, na Bélgica

Sem informar o valor da transação, a Pulcra compra a química belga Devan. Concorrentes em algumas áreas, a incorporação do portfólio da Devan permitirá ao fabricante alemão disputar novos segmentos, como o de insumos funcionais termorreguladores e retardantes a chamas.

Fundada em 1977, a Devan tem sede em Ronse, cidade belga próxima à fronteira com a França. Tem escritórios no Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e uma equipe em Xangai.

Desde 2013, a empresa pertence ao Pentahold, um fundo de private equity belga. Conforme comunicado distribuído pelas duas empresas à imprensa, a Devan é reconhecida por sua linha de antimicrobianos BI-OME; uma ampla gama de acabamentos têxteis de base biológica recentemente lançados; longa experiência em produtos de termorregulação e retardadores de chama; e “seu grande histórico de sustentabilidade com as soluções de probióticos”.

HISTÓRIA DE FUSÕES

O multinacional Pulcra Chemicals Group tem sede na cidade alemã de Geretsried. Conta com operações em 13 países, entre os quais o Brasil.

“Estamos entusiasmados em fazer este anúncio com confiança para expandir nossos negócios como especialista em soluções para nossos clientes em uma ampla gama de mercados têxteis. A aquisição da Devan apoiará nossa visão de ser a referência internacional líder em química sustentável”, declarou no comunicado Ümit Yaldiz, CEO do Pulcra Chemicals Group.

A Pulcra tem produtos ordenados em seis linhas: denim; têxtil; acabamentos para fiação; couro; produtos de performance; e têxteis ativos para serem aplicados em roupas para proteção contra raios UV, repelência a líquidos, proteção contra maus odores e como repelentes a insetos.

A origem do grupo Pulcra é a Henkel, empresa da qual se separou. A então espanhola Pulcra foi comprada em 1986, pertenceu à Cognis, uma subsidiária da Henkel. Nesse período, foram incorporadas outras empresas químicas dos Estados Unidos e da Alemanha.

Até que em 2008 foi constituído o Pulcra Chemical Group, com a venda da companhia para a Fashion Chemicals. Dois anos depois, comprou a fábrica da DyStar em Geretsried, para onde transferiu a sede. Em 2013, A Pulcra compra a Skintex, a divisão de têxteis cosméticos da Basf.