O evento que está marcado para 25 de agosto contempla novidades dentro da visão de oferecer soluções integradas ao mercado.
Com o mercado ainda sob a pressão da pandemia de covid-19, a Vicunha desenhou uma nova linha demarcatória de retomada dos negócios sob novas fronteiras. O lançamento de coleção que teria como foco, inicialmente, um treinamento direcionado para a força de vendas, foi amplificado. “Temos a percepção de que o mercado está ansioso por uma retomada daquilo que era considerado normal”, explica Andrea Fernandes, gerente geral de marketing e inteligência de mercado da companhia. Por isso, a Vicunha prepara o lançamento digital da coleção, marcado para 25 de agosto.
Da agenda, constam duas salas. Uma dedicada à apresentação de tendências e dos novos produtos. Outra sala será reservada para abordar efeitos de lavanderia e outros processos para os novos tecidos. “A pandemia está aí, ninguém está ignorando. Mas ao retomarmos o movimento de trazer novas soluções e produtos para o mercado, talvez, os clientes sintam mais segurança em fazer a mudança de comportamento para essa nova linha de condução dos negócios”, argumenta Andrea.
Ela ressalta que o formato não será o de um webinar. A proposta é de usar plataforma que facilite a interação e gere proximidade com o cliente, com canal de diálogo aberto. Embora o novo formato não preveja a parte de desfile, a ideia é levar para o mundo digital o conceito de showroom one stop shop. E, dessa forma, fortalecendo o papel da empresa como fornecedora de soluções integradas de jeanswear em um só lugar.
“A pandemia está aí, ninguém está ignorando. Mas ao retomarmos o movimento de trazer novas soluções e produtos para o mercado, talvez, os clientes sintam mais segurança em fazer a mudança de comportamento para essa nova linha de condução dos negócios”
COLEÇÃO ENXUTA E ASSERTIVA
A Vicunha prepara lançamento optando por desenvolver uma linha enxuta, assertiva e versátil. E que, assim, consiga atender boa parte do mercado. Serão 12 produtos, sendo seis de denim e seis de denim color. Entre as novidades, dois artigos da linha de denim, voltados para a tendência de ‘volta às origens’, comenta Andrea. O Kelvin Mint foi trabalhado com tingimento esverdeado, de forma a realçar o efeito vintage. “Já o Sendai é uma base 100% algodão, que remete a como o jeans era produzido, lá no começo. Com típico tingimento índigo e variedade em lavanderia”, acrescenta a executiva.
Na linha denim color, um dos novos artigos é o Lorenzo Bold, com construção em canaletas bem marcadas e largas. Apesar de lembrar veludo, não necessariamente está endereçado ao inverno. “Tivemos pilotagem do tecido em bermuda para o verão”, conforme destaca Andrea.
Mais próxima do final do ano, está prevista outra sessão de lançamento, a ser realizada em conjunto com a Denim City São Paulo, espaço no Brás que conta com a participação da Vicunha.
REGIONALIZAÇÃO E SEGMENTAÇÃO POR CANAL
Desde o ano passado a Vicunha iniciou um amplo ciclo de evolução. O objetivo foi traçar os rumos para fazer a transição de uma companhia com cultura predominantemente industrial para “uma empresa comercial que também produz”. Nessa visão, os resultados seguem o foco do cliente. A fim de fazer esse alinhamento, uma das decisões assumidas em 2020 foi pela regionalização da carteira, que segue em parte a divisão geográfica do país, de modo a considerar as demandas específicas por mercado.
Os clientes também serão segmentados por canal, como grandes magazines, marcas e atacadistas, conta Andrea. Ela explica que a visão de cliente é integrada, com o intuito de fornecer soluções formatadas considerando as necessidades de cada canal.
De acordo com a executiva, para chegar a esse refinamento, a companhia vai se valer de ferramentas de inteligência de mercado, como o CRM fornecido pela Sales Force, em implantação desde o final do ano passado. Com a fase de input de dados concluída, a etapa atual é de trabalhar os key users.
V.ACADEMY EVOLUINDO PARA EAD
Essa nova visão de gestão levou a Vicunha a acelerar a V.Academy sob novo propósito. O que foi inicialmente pensado para acontecer no mundo físico agora está sendo levado para o ambiente virtual, em forma de um programa de treinamento digital. Começou pelo público interno, treinando a força de vendas para o modelo consultivo, de entrega de soluções, a partir de uma agenda estruturada, com encontros semanais (e virtuais) desde o início de julho. Em paralelo, está construindo uma plataforma de EAD (ensino a distância) como forma de compartilhar conhecimento com o mercado e todo ecossistema da marca. “Quando compartilhamos nossas experiências e conteúdos, melhoramos o conhecimento e a integração de todos os elos da cadeia. Todos falam a mesma língua e todos entendem os conceitos da mesma maneira”, diz Andrea.
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