Campanha da The Lycra promove moda circular

The LYCRA Company lança campanha sobre suas iniciativas em economia circular

Com a Keep in the loop with LYCRA, empresa trata da circularidade dos produtos têxteis.

Campanha da Lycra estimulando a circularidade na moda

The LYCRA Company, líder global em soluções sustentáveis de tecnologias para materiais elastizados para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais, anunciou o lançamento de uma campanha que tem o objetivo de avançar nas discussões a respeito da circularidade dos produtos têxteis.

A campanha ‘Keep in the loop with LYCRA’, nas versões impressa e online, é um convite para seus clientes da indústria têxtil e especialistas do setor se juntarem à empresa no uso de materiais mais duráveis e sustentáveis que possam ser reciclados no final da vida útil, reduzindo, assim, o desperdício de têxteis e “fechando o ciclo” dessa cadeia de valor.

“Por meio dessa campanha, queremos explorar e discutir uma variedade de assuntos relacionados à circularidade – desde matérias-primas mais sustentáveis até a extensão da vida útil das roupas e soluções para o fim da vida dessas peças”, disse Jean Hegedus, diretora de sustentabilidade na The LYCRA Company. “Nossos recentes lançamentos, os fios COOLMAX® EcoMade e THERMOLITE® EcoMade, produzidos a partir de 100% de resíduos têxteis, são mais um passo na direção certa, mas há muito mais a se fazer para resolver essas questões importantes”, acrescentou ela.

A tecnologia COOLMAX® EcoMade pode, por exemplo, ser utilizada no segmento denim e permite que os consumidores vistam peças com uma combinação de frescor, elasticidade confortável, aparência e toque de denim natural.

Criada pela agência Grounded World, sediada nos Estados Unidos, a campanha usa um ‘loop’ como elemento de design para ilustrar a transformação de resíduos têxteis em novas fibras/tecidos.

Inovação constante

O tema da campanha “Keep in the loop with LYCRA” convida a indústria a manter-se atualizada sobre os mais recentes avanços em circularidade da The LYCRA Company, ao mesmo tempo em que busca impulsionar a conscientização e a colaboração entre os players do mercado têxtil.

“Circularidade é o foco principal da plataforma de sustentabilidade Planet Agenda, da The LYCRA Company, pois buscamos avançar não apenas em nossas próprias metas de sustentabilidade, mas também nas da indústria em geral”, disse Julien Born, CEO da The LYCRA Company. “Para atingir esse objetivo, será essencial que haja um esforço coletivo entre os colaboradores da indústria para que possamos, juntos, maximizar o impacto”.

Esses fios são os primeiros de uma série de inovações em que a empresa está trabalhando com base na reciclagem de têxteis e vestuário. É um processo único de despolimerização e refino usado para converter os resíduos têxteis, que consistem em sobras da produção de fabricantes de roupas, em fibras com propriedades comparáveis ao poliéster virgem.

Os fios COOLMAX® e THERMOLITE® originais já vinham sendo feitos a partir de matérias-primas recicladas, como garrafas PET, por muitos anos. A empresa continuará oferecendo esses produtos em paralelo com os feitos de resíduos têxteis.

PLANET AGENDA

As ações ambientais da The LYCRA Company têm se intensificado nos últimos anos. Desde 2008, foi implementado o Planet Agenda, um programa que apresenta o compromisso da empresa com a sustentabilidade de seus processos operacionais e de produção, englobando todos os aspectos do negócio da empresa.

Em sintonia com as tendências do conjunto de práticas de ESG (environmental, social and governance), que são diretrizes globais de produção das grandes corporações, o programa Planet Agenda estabelece três ambições de sustentabilidade:

Excelência na Fabricação para minimizar o impacto ambiental, conservando recursos, reduzindo emissões e eliminando desperdício em suas fábricas.

Sustentabilidade de Produtos com a oferta de produtos competitivos que satisfaçam as necessidades dos mercados de vestuário usando menos recursos além de melhorar o desempenho ambiental de todos os tecidos.

Responsabilidade Corporativa, protegendo a saúde e a segurança dos trabalhadores e comunidades.

Consumidores mais conscientes

As ações da empresa vão ao encontro das demandas dos consumidores. Em pesquisa encomendada pela Abit, em relação às mudanças de valores pós-pandemia, foi verificado que o consumo está mais consciente.

Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados acreditam que passarão a valorizar mais marcas e produtos que sejam realmente sustentáveis.

Da mesma forma, pesquisa da consultoria McKinsey, realizada durante a pandemia, também aponta que, mais de três em cada cinco consumidores disseram que o impacto ambiental é um fator importante na tomada de decisões de compra.

Um estudo do Business of Fashion, o State Fashion 2021, aponta que a economia circular no setor têxtil é fundamental. Isso porque a produção de roupas está crescendo 2,7% ao ano e menos de 1% dos produtos são reciclados em novas roupas. Além disso, 25% das roupas não são vendidos.

NOVOS FIOS

The LYCRA Company lança campanha sobre suas iniciativas em economia circular

“A pandemia acelerou um processo que já vinha acontecendo. O lançamento do fio LYCRA® Ecomade, o primeiro fio da empresa fabricado com 20% de material reciclado pré-consumo foi um sucesso global e já está disponível ao consumidor brasileiro”.

Adriana Morasco
vice-presidente para a América do Sul da The LYCRA Company

“Acelerada pela pandemia e pela consciência em consumir melhor, vemos crescer cada vez mais a demanda de marcas e magazines para o desenvolvimento de coleções com produtos mais sustentáveis. Este ano lançamos com a Vicunha Têxtil e a Cedro artigos para o segmento de jeanswear, além de uma coleção especial de lingerie com a Renner e recentemente, uma collab de beachwear com a Líquido assinada pela apresentadora Patrícia Poeta e sua marca, a PPoeta.”

Maria Luiza Amaro
gerente de marketing da The LYCRA Company

“Ao comprar roupas mais duráveis e usando-as por mais tempo, podemos reduzir significativamente o impacto ambiental. Estudo do World Resources Action Programme aponta que estender a vida útil das roupas por apenas nove meses já ajuda a reduzir a emissão de carbono, o uso de água e geração de resíduos em até 10%.”

Jean Hegedus
diretora de sustentabilidade da The LYCRA Company

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