As 20 marcas preferidas da geração Z

As 20 marcas preferidas da geração Z

Zara e Shein estão entre as 4 primeiras no mundo dos consumidores com 12 a 27 anos.

As 20 marcas preferidas da geração Z

Durante quatro anos, a Launchmetrics analisou o mercado para entender as mudanças impulsionadas pela geração Z entre as marcas de luxo, premium e de massa. Para cada segmento, a empresa listou as 20 marcas preferidas da geração Z. Com base no MIV (Media Impact Value), algoritmo criado pela própria Launchmetrics que atribui valor monetário a cada postagem, interação ou artigos na imprensa, o relatório da Launchmetrics compara o desempenho das marcas em 2020 e 2023.

O MIV mais alto está concentrado nas marcas de luxo, seguidos pelas marcas premium. Mas o crescimento médio mais alto está registrado pelas marcas de massa, com 114% de aumento no período analisado (janeiro de 2020 a dezembro de 2023).

Das 20 marcas de massa preferidas pela geração Z, as três primeiras mantêm posição em 2020 e 2023. Nike lidera com MIV de US$2,83 bilhões, seguida por Adidas e Zara. Nesse período, a Shein saltou do 9º para o 4º lugar na preferência dessa faixa de consumidores. De US$421 milhões estimados em 2020 para US$1,42 bilhão em 2023.

“A melhor colocação de Shein em 2023 foi graças à sua parceria com celebridades brasileiras da geração Z, como Virgínia Fonseca Serrão Costa, gerando US$ 853 mil com apenas uma postagem no Instagram”, afirma o relatório da Launchmetrics.

Desaparecem do ranking de 2023, as marcas Boohoo, Topshop, Vans, Reebok, Urban Outfitter e Missguided. Entram Revolve, Asos, Pretty Little Thing, Crocs, Asics e Sketchers.

MARCAS DE LUXO E PREMIUM FAVORITAS

A Dior continua líder entre as marcas de luxo com aumento de valor de 73% no período para US$4,3 bilhões em 2023.

Entre as 20 marcas premium preferidas da geração Z, Skims, criada por Kim Kardashian, é a principal surpresa. Sequer aparecia em 2020 e foi direto para o 1º lugar com valor de US$638 milhões. Diesel é outra surpresa no segmento premium, aparecendo em 10º lugar com valor de US$233 milhões.

REGIÕES E PERFIL

Para o estudo que seleciona as 20 marcas preferidas da geração Z, a Launchmetrics considera o desempenho das marcas nas regiões das Américas (Norte e Sul), APAC (Austrália, China, Índia, Indonésia, Nova Zelândia, Singapura e Tailândia) e EMEA (Europa e Médio Oriente).

A geração Z contempla aqueles que nasceram entre 1997 e 2012, os mais novos com 12 anos e os mais velhos com 27 anos. Os mais velhos já no mercado de trabalho.

No mundo, esses consumidores representam 25% da população mundial estimada em cerca de 8 bilhões de pessas. Ou 2 bilhões de consumidores no mundo nessa faixa etária. Para o Brasil, a estimativa é de 30 milhões de pessoas entre 12 e 27 anos.