O CIM reuniu pesquisadores e teóricos, como o filósofo francês Gilles Lipovestky
A moda, um espaço de inovação e cultura. Esse foi o tema do I Congresso Internacional de Moda (CIM), realizado de 22 a 24 de Outubro na bela capital espanhola, Madri. O evento foi dividido por temas. O primeiro dia discutiu Dimensão Sociocultural da Moda; o segundo dia, Produção, Mercado e Ética na Moda; e o último dia do evento tratou de Tecnologia, Inovação, Distribuição e Promoção da Moda.
O Museu do Traje acolheu o evento que foi inaugurado com a conferência sobre Moda e luxo na era hipermoderna, com o renomado filósofo francês Gilles Lipovestky, teórico da moda na sociedade contemporânea, autor de livros como O Império do Efêmero, A Era do Vazio, A Felicidade Paradoxal – Ensaio sobre as sociedades do hiperconsumo. Outros conferencistas não menos importantes estiveram presentes, como o semiólogo italiano, teórico e investigador em temas relacionados com a semiótica, arte e cultura, Omar Calabresse, e o semiólogo espanhol Jorge Lozano, catedrático de Teoria da Informação na Universidade Complutense de Madrid e especializado em Semiótica da Cultura e Semiótica da Moda.
Os conferencistas também participaram da mesa-redonda A Dimensão Sociocultural da Moda, que contou também com participação do jornalista experiente em moda Pedro Narváez. Uma segunda mesa-redonda sobre A Promoção e Difusão da Moda foi formada por personalidades como a especialista em indústria e mercado da moda, a socióloga e professora norte-americana Verónica Manlow, além de designers como Ana Locking e Modesto Lomba, presidente da Associação de Criadores de Moda da Espanha; Ignácio Sierra, diretor da área corporativa do grupo Cortefiel; Diego Copado, diretor de relacões externas do grupo El Corte Inglés.
Entre as várias conferências relevantes para a contemporaneidade, uma delas foi a do filósofo Alfredo Cruz Prados, da Universidade de Navarra, que teve como tema A função da moda humanizadora. Em outra, o sociólogo e também jornalista e crítico de moda Pedro Mansilla apresentou uma conferência extraordinária sobre o designer espanhol Elio Berhanyer.
O encontro reuniu pesquisadores e teóricos da moda vindos do Brasil, do Reino Unido, da Itália, da França, da Suécia, de Portugal e da Espanha, que abordaram temas de âmbito social e econômico, como também conexões com outras organizações e disciplinas que se interrelacionam com a moda como a empresa, a cultura, a arte, a tecnologia, os meios de comunicação e o meio ambiente.
O Brasil teve uma grande representatividade tanto em congressistas, como em apresentações de comunicações e posteres. Por ocasião do evento, foram apresentados e distribuídos quatro selos de moda do estilista valenciano Pedro Rodrigues. Esses selos fazem parte de uma série denominada Moda Espanhola, iniciada em 2007 com a parceria do Correios e do Museu do Traje. A agenda do evento inclui ainda uma visita guiada pelo museu, uma verdadeira aula de História da Indumentária Espanhola.
E como não poderia faltar num inverno europeu, tanto na recepção como no encerramento do evento, foram degustados saborosos vinhos espanhóis. CIM – A Espanha é fashion!
*Célia Santos é Master Research Textile Design and Marketing from University of Minho – Portugal e participou do I CIM