Antiga Tavex Europe lança denim produzido com algodão reciclado de resíduos têxteis.

Como parte da estratégia de evoluir a oferta de produtos feitos usando métodos sustentáveis no consumo de recursos naturais, a fabricante espanhola de denim Evlox anunciou acordo para usar algodão reciclado da Recover. Pelos próximos três anos, a Evlox se compromete a comprar algodão reciclado produzido pela também espanhola Recover a partir de resíduos têxteis.
Por esse acordo, a Evlox lança até o final de abril a cápsula chamada Re-Iconics by Evlox, integrando a nova coleção AW2024/25. Conforme o fabricante, a cápsula é uma homenagem aos clássicos tecidos denim que fizeram sucesso, mas produzidos com métodos atuais.
EVLOX, EX-TAVEX
Em 2016, com a dissolução da união da espanhola Tavex com a brasileira Santista, as operações do fabricante de denim na Europa foram compradas pelo grupo alemão Aurellius que tinha direito a usar a marca Tavex Europe até 2020. Antes disso, em 2018, a companhia fundada em 1846 na Espanha como Tavex alterou o nome para Evlox.
Manteve a sede em Madri, na Espanha, e a fábrica instalada na cidade de Settat, no Marrocos. De acordo com a Evlox, a unidade tem capacidade para 12 milhões de metros de denim por ano.
A Recover nasceu em 1914 na cidade de Banyeres de Mariola, a cem quilometros de Valência, como fabricante têxtil e com outro nome, fundada pela família Ferres, que se mantém no negócio até hoje. Em 1947, a segunda geração mudou o modelo industrial passando a usar resíduos têxteis para a produção de fios. A marca Recover foi lançada em 2006.
Para a produção mantém, atualmente, hubs de reciclagem em três países: na própria Espanha, além de Paquistão e Bangladesh. Mapa do site da empresa aponta para a instalação de mais seis hubs de reciclagem, um dos quais no Brasil.
foto: divulgação