Evlox vai usar algodão da Recover

Evlox vai usar algodão reciclado da Recover

Antiga Tavex Europe lança denim produzido com algodão reciclado de resíduos têxteis.

Evlox vai usar algodão reciclado da Recover

Como parte da estratégia de evoluir a oferta de produtos feitos usando métodos sustentáveis no consumo de recursos naturais, a fabricante espanhola de denim Evlox anunciou acordo para usar algodão reciclado da Recover. Pelos próximos três anos, a Evlox se compromete a comprar algodão reciclado produzido pela também espanhola Recover a partir de resíduos têxteis.

Por esse acordo, a Evlox lança até o final de abril a cápsula chamada Re-Iconics by Evlox, integrando a nova coleção AW2024/25. Conforme o fabricante, a cápsula é uma homenagem aos clássicos tecidos denim que fizeram sucesso, mas produzidos com métodos atuais.

EVLOX, EX-TAVEX

Em 2016, com a dissolução da união da espanhola Tavex com a brasileira Santista, as operações do fabricante de denim na Europa foram compradas pelo grupo alemão Aurellius que tinha direito a usar a marca Tavex Europe até 2020. Antes disso, em 2018, a companhia fundada em 1846 na Espanha como Tavex alterou o nome para Evlox.

Manteve a sede em Madri, na Espanha, e a fábrica instalada na cidade de Settat, no Marrocos. De acordo com a Evlox, a unidade tem capacidade para 12 milhões de metros de denim por ano.

A Recover nasceu em 1914 na cidade de Banyeres de Mariola, a cem quilometros de Valência, como fabricante têxtil e com outro nome, fundada pela família Ferres, que se mantém no negócio até hoje. Em 1947, a segunda geração mudou o modelo industrial passando a usar resíduos têxteis para a produção de fios. A marca Recover foi lançada em 2006.

Para a produção mantém, atualmente, hubs de reciclagem em três países: na própria Espanha, além de Paquistão e Bangladesh. Mapa do site da empresa aponta para a instalação de mais seis hubs de reciclagem, um dos quais no Brasil.

foto: divulgação