Pela primeira vez, a tradicional Techtextil, realizada na Alemanha, reservará uma área do pavilhão para o Innovative Apparel Show.
Marcada para maio, de 4 a 7, em Frankfurt, na Alemanha, a Techtextil abrirá pela primeira vez espaço para as inovações envolvendo a tecnologia wearable, a combinação dos dispositivos microeletrônicos adaptados às roupas. A área de exposição ainda é pequena, reconhecem os organizadores, prevendo avanços nesse segmento em poucos anos. O hall acomodará equipes com projetos no setor de três universidades e uma escola de moda alemãs. Do mundo corporativo, está confirmado apenas um estande da Nike.
A intenção é as instituições apresentarem protótipos de seus projetos de pesquisa em desenvolvimento têxtil com capacidade de processamento aplicado às roupas. Para estimular o interesse dos visitantes, a organização pretende montar desfiles rápidos, de meia hora cada, sete vezes por dia, com modelos de roupas produzidos por estudantes com as novas tecnologias aplicadas. Participam dessa primeira edição do Innovative Apparel Show: a Frankfurt School of Clothing and Fashion Design; o departmento de tecnologia têxtil e vestuário da Lower-Rhine University of Applied Sciences; o centro de pesquisa têxtil da Lucerne University of Applied Sciences; e a Zwickau University in Western Saxony, que conta com curso de engenharia para as indústrias têxtil e do couro, entre outros programas, incluindo ciência da computação.