Alliance vai operar no país vizinho em regime de maquila com produção voltada à exportação.
A fiação brasileira Alliance abrirá planta industrial no Paraguai mediante investimento anunciado de US$20 milhões, conforme divulgado pelo governo do país vizinho. Pelo comunicado, o início da operação está previsto para o primeiro trimestre de 2024 a partir de projeto que contemplará quatro fases.
Inicialmente prevê a geração de 100 empregos e a produção de 2 milhões de quilos de fios por mês, bem superior à capacidade declarada da planta brasileira. A expectativa é de que a fiação Alliance abrirá a nova planta industrial na região do Paraguai chamada de Alto Paraná. Será uma operação sob o regime de maquila, pelo qual a produção é voltada à exportação, e neste caso, sobretudo para o Brasil.
À agência de notícias do Paraguai, o diretor da Alliance Fernando Fadel informou a compra de terreno de 44 hectares (440 mil metros quadrados) à beira do rio Monday onde será erguida a fábrica. Acrescentou também que as obras começarão a partir de fevereiro.
O empresário da Alliance disse que escolheu o Paraguai devido aos incentivos que o governo concede a investimentos dessa natureza. Destacou ainda o custo mais baixo da energia elétrica em relação às tarifas brasileiras, assim como da mão de obra local.
Anúncio do projeto da Alliance ocorreu após reunião entre o empresário brasileiro com o ministro de Industria y Comercio (MIC) do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni. Do encontro também participaram o diretor de Atracción de Inversiones del Viceministerio de la Red de Inversiones y Exportaciones (Rediex), Federico Sosa; e os diretores da empresa brasileira Alexandre Silveira, Carlos Rebollo e Nicolás Silva.
A ALLIANCE
Fundada em 2014, a Alliance produz fios de algodão, viscose e poliéster para aplicação no segmento de malharia. De acordo com informações do site da empresa, emprega 65 funcionários e produz 350 mil quilos de fios por mês. A fábrica está instalada em Botuverá, cidade de Santa Catarina.
foto: MIC