A Nike anunciou a compra da Invertex que tem ferramentas que vão ajudar na compra de tênis pela web e a Adidas informa planos para reduzir rede física de lojas e investir no online
Nas primeiras semanas de abril, as duas gigantes do esporte, na área de calçados e roupas, soltaram sinais de que avançam em direção ao comércio digital, aproximando do mundo da tecnologia a ponta dos negócios que fala com os consumidores. A Nike anunciou a compra da israelense Invertex, uma empresa com sistemas de visão computacional, com software e equipamentos que permitem escanear os pés de um cliente e sugerir para ele modelos e tamanhos que se encaixam melhor ao formato identificado.
A tecnologia que usa técnicas de inteligência artificial combinada à captura de imagens 3D pode impulsionar as vendas de tênis pela web. Segundo descrição da Invertex, o sistema serve para o mundo digital e para o atendimento em lojas. E poderia ser usado não só para calçados, como para roupas e óculos. Se as lojas teriam um equipamento para fazer esse escaneamento, o usuário baixaria um app para o celular de modo a rastrear suas medidas que seriam então enviadas ao vendedor para selecionar as opções mais adequadas.
Já a Adidas em entrevista ao jornal britânico Financial Times informou que planeja reduzir presença no varejo físico, com fechamento de lojas no mundo todo, para investir em presença mais maciça no comércio eletrônico, estimando dobrar o valor das transações online nos próximos dois anos para atingir €4 bilhões, informa o relatório financeiro da companhia para investidores. Em 2017, a Adidas faturou €21,2 bilhões, cerca de 25% acima de 2016. Atualmente a empresa opera em todo o mundo 2,5 mil lojas próprias e 13 mil franquias, além de manter carteira com 150 mil revendedores.