Impressora 3D chega à moda

Estilista japonês usou a tecnologia para fazer detalhes de sua coleção atual, de uniformes esportivos de inspiração futurista.

Ao desenvolver a coleção 2014, o estilista japonês de 28 anos, Yuima Nakazato, recorreu à tecnologia. Usou equipamento que imprime em três dimensões para fazer os peitilhos vermelhos, que misturam números e imagens de músculos humanos, pregados na frente e nas costas de roupas baseadas em uniformes esportivos de estilo neofuturista. Para dar forma à idéia, ele contou com a ajuda de outro jovem estilista, Sun Junjie, que fez o desenvolvimento desse detalhe.

Primeiro Junjie desenhou os peitilhos usando um software de CAD 3D. Para esculpir a forma, usou a impressora 3D multimaterial da Stratasys, modelo Objet500 Connex, informa a empresa de informática. De material, empregou borracha transparente para ter peças macias e flexíveis, que foram em seguida tingidas de vermelho. Estilista de alta costura, Nakazato ganhou fama ao criar figurinos para shows de Lady Gaga e de Fergie (do grupo The Black Eyed Peas). Se, desta vez, usou a tecnologia para fazer um detalhe, ele já imagina o futuro de outra maneira.

Em declaração à Stratasys, comentou: “Às vezes recebo um pedido urgente dos Estados Unidos de uma cliente: ‘Preciso do vestido hoje’ ou ‘Tenho uma cerimônia de premiação amanhã’. Atualmente, não teríamos como assumir esse compromisso com a cliente, pois levaria dias para confeccionar a peça e enviá-la de Tóquio para Hollywood. No entanto, no futuro, quando começarmos a confeccionar vestidos com impressoras 3D, só precisaremos enviar os arquivos com as criações em 3D por e-mail. Ela poderá imprimir o vestido em 3D em Hollywood e usá-lo no tapete vermelho no dia seguinte”.


  • Foto 1
  • Foto 2