Lançamento da Tencel HV100 segue estratégia de foco em segmento premium da companhia que prevê corte de 600 empregos

A austríaca Lenzing, fabricante do liocel Tencel entre outras marcas de fibras, anunciou um amplo processo de reestruturação. De acordo com a empresa, a revisão inclui o corte de cerca de 600 empregos, sendo 300 até o final deste ano, especialmente em funções administrativas na sede na Áustria, e mais 300 até 2027, como parte de um plano de internacionalização. As medidas visam gerar economia anual em torno de €45 milhões a partir de 2027, diz a companhia.
Com a reestruturação, a Lenzing busca tornar a operação mais ágil que a atual, eficiente e próxima dos mercados-chave na Ásia e na América do Norte. “É uma decisão difícil, mas necessária para garantir o futuro da empresa”, declarou em comunicado à imprensa Georg Kasperkovitz, COO da Lenzing.
Ao mesmo tempo, a empresa também anunciou o investimento de €100 milhões nas unidades industriais de Lenzing e Heiligenkreuz, ambas na Áustria, até 2027. Tem por objetivo com esse desembolso transformar esses polos em referências globais na produção de fibras especiais e em hubs de inovação tecnológica.
No processo de reestruturação, a Lenzing está avaliando a venda da unidade em Purwakarta, na Indonésia, menos de dezoito meses após anunciar um investimento de €100 milhões em atualizações no local. Isso porque considera que essa planta está mais exposta ao mercado de fibras comoditizadas, fugindo da estratégia atual de redirecionar capacidades produtivas para aplicações premium.
Dará ênfase às marcas Tencel, Veocel e Ecovero, enquanto planeja uma retirada gradual de segmentos considerados commodities, como a viscose padrão, diz o comunicado de imprensa. Também busca ampliar participação no segmento de fibras não-tecidas, com aplicação em produtos de higiene, embalagem e aplicações médicas.
NOVA FIBRA
Com a estratégia refinada, a Lenzing pretende alcançar uma distribuição equilibrada tanto das receitas em todo o mundo quanto entre os negócios têxteis e não-tecidos, acrescenta o informe. O marco da virada nessa direção é o lançamento da fibra têxtil Tencel Liocel – HV100, que apresenta textura irregular controlada de forma a simular a estética natural de fibras como algodão cru e linho.
Obtém o efeito pelo uso de tecnologia Variocut que permite criar variações deliberadas no comprimento da fibra dentro do fardo. Conforme a empresa, a distribuição do comprimento segue com 50% em 28 mm e 50% na faixa de 10 a 20 mm.
De aplicação inicial em denim premium, tem expansão prevista para vestuário e têxteis para o lar a partir de 2026. “A HV100 redefine o que as fibras celulósicas regeneradas podem alcançar”, afirmou no comunicado Rohit Aggarwal, CEO da Lenzing.
Com acabamento semi fosco, toque seco e compatibilidade com processos industriais existentes, a HV100 oferece até 50% de redução no uso de água e emissões de carbono em comparação com o liocel convencional, acrescenta o fabricante.
“Quando misturadas com fibras Tencel Liocel padrão ou algodão, as fibras oferecem uma variedade de texturas e sensações ao toque. Essa versatilidade permite que os fabricantes ajustem a textura por meio de proporções de mistura flexíveis, possibilitando aplicações que vão desde calças chino estruturadas até tecidos macios para decoração”, aponta comunicado da empresa.
foto: divulgação (campanha Tencel Liocel – HV100)