Aos 150 anos, calça ganha versões em novas fibras, do tecido à etiqueta.
Para manter em dia um dos produtos mais longevos do planeta, a Levis anuncia que ao final de setembro lançará três versões da calça jeans 501, para as quais recorre a materiais sustentáveis. “A Levi’s está apresentando um conjunto de produtos – o Plant-Based 501; o Selvedge 501; o Circular 501 – que mostram como novos pensamentos e tecnologias podem ser aplicados a um clássico antigo, apontando o caminho para o futuro”, afirmou a companhia em comunicado à imprensa.
Para o modelo Plant-Based 501, a Levi’s estima que 97% dos materiais empregados na produção são à base de plantas. O tecido denim conta na composição com 100% de algodão orgânico certificado OCS e tingimento em índigo vegetal fornecido pela Stony Creek Colors. Para o tingimento, a cor do denim remete ao tom do jeans Levi’s X80.
A etiqueta de marca fixada no cós é de couro alternativo também à base de plantas, enquanto a tinta de impressão usa resíduos de madeira, enumera a empresa. O material de couro falso é o Mirum, da NFW, de base biológica, sem uso de plástico. Também o forro dos bolsos frontais usam tecido 100% algodão (não diz se certificado ou não) ,com estama impressa com BioBlack TX, pigmento preto feito a partir de resíduos de madeira, fabricado em sistema de circuito fechado e desenvolvido pela Nature Coatings. Etiquetas tecidas e linhas de costura em áreas não críticas da roupa também são 100% algodão, acrescenta a Levi’s.
OUTROS JEANS
Para a linha Wellthread, a marca anuncia a linha Levis Selvedge 501 , produzido com tecido que mistura fibras têxteis de cânhamo com algodão, mantendo a ourela no estilo japonês selvedge. “Ao longo do ano, virão em uma variedade de tons e acabamentos para mulheres e homens, alguns com corantes naturais”, informa o comunicado à imprensa.
Faz parte ainda da celebração pelos 150 anos da 501, o lançamento de mais um modelo da linha Circular, com peças feitas da mistura de algodão orgânico com a fibra Circulose, da Renewcell, viscose feita em parte de denim reciclado e outros resíduos têxteis.
“Juntas, essas três versões de uma das roupas mais icônicas de todo o vestuário, o 501, mostram que, embora ainda estejamos focados em produzir roupas clássicas que os consumidores conhecem e amam há décadas, também estamos procurando melhorar a forma como fazer nossos produtos, caminhando na direção de produtos e práticas mais circulares”, declarou no informe à imprensa Paul Dillinger, vice-presidente de inovação em design da Levi Strauss & Co.
foto: 501 Experience (divulgação)