Levi’s atualiza estudo de 2007

De acordo com a marca, desde 2011 economizou o equivalente a 1 bilhão de litros de água por meio do processo Water Less, e lança pesquisa para saber hábitos dos consumidores.

Ao anunciar uma nova versão de seu estudo sobre avaliação do ciclo de vida do jeans (LCA – Product Lifecycle Assessment), originalmente realizado em 2007, a Levi’s informou que conseguiu economizar o equivalente a 1 bilhão de litros de água desde 2011 por meio do processo Water Less, dos quais 30 milhões de litros fruto de reutilização ou reciclagem. A companhia afirmou em comunicado ao mercado que pretende trabalhar para que em 2020, 80% da sua linha de produtos sejam fabricados seguindo os parâmetros do Water Less, bem acima dos 25% atuais.

Iniciado em 2013, o novo estudo analisou o ciclo de vida completo de três produtos: calça 501, um modelo de calça da linha Women e um da família Dockers Signature. Foram avaliados os impactos ambientais do cultivo de algodão em regiões consideradas chave, entre as quais o Brasil; da produção e da distribuição de vestuário em grande variedade de locais; e os hábitos de lavagem e secagem do jeans entre consumidores dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e da China. E, agora, com a pesquisa Are You Ready to Come Clean espera conhecer os hábitos de consumidores de outros mercados. O questionário ficará aberto para ser respondido de 22 de março, Dia Mundial da Água, até 22 de abril.

Para apresentar os novos resultados, a Levi’s usou o modelo de calça 501 com estonado médio como referência. Incluiu novas regiões de cultivo de algodão, avaliando seis países – Estados Unidos, China, Brasil, Índia, Paquistão e Austrália. Segundo o estudo, são gastos 3,8 mil litros de água desde a plantação do algodão até o fim da vida útil da 501. Desse total, 68% do volume de água consumido correspondem ao cultivo do algodão e 23% às lavagens caseiras.

Assim como fez em 2007, a Levi’s defende que o consumidor lave a calça com menos freqüência. Segundo o estudo, vestindo a calça dez vezes seguidas antes de lavar, os consumidores americanos poderiam reduzir o seu impacto nas alterações climáticas e consumo de água em 77%; Reino Unido e França, redução de 75%; e na China, 61%. Ainda de acordo com a pesquisa, nos Estados Unidos, os consumidores costumam usar seus jeans duas vezes antes de lavá-los; no Reino Unido e na França, são 2,5 vezes; e na China, quatro vezes. Lembrando que nos países desenvolvidos são usados máquinas de lavar e secar.