O ranking regional da consultoria BrandZ atualiza os valores de mercado em quatro países, com a francesa Louis Vuitton no topo
A Louis Vuitton é a marca mais valiosa entre quatro países europeus: França, onde também é a número 1; Alemanha; Itália; e Espanha. Elaborado pela consultoria BrandZ, em parceria com a WPP e a Kantar, o ranking por país mostra a força das marcas de roupas, que predominam na lista de valor de mercado.
Terceira mais valiosa da Europa, com preço de mercado estimado em US$ 24,8 bilhões, a Zara mantém-se em primeiro lugar no ranking das 30 marcas espanholas, ainda que com uma leve queda de 1% sobre o levantamento anterior. Está à frente de brands como Santander e BBVA, em uma lista dominada pelas marcas do grupo Inditex. Estão ali Massimo Dutti (US$ 2,2 bilhões), Pull & Bear (US$ 1,78 bilhão), Bershka (US$ 1,74 bilhão) e Stradivarius (US$ 1,3 bilhão). Outra varejista de fast fashion, a Mango apreciada em US$ 875 milhões) completa o grupo.
Em março, a BrandZ divulgou também o ranking Top 30 da Itália, no qual a Gucci aparece como a marca mais valiosa do país, avaliada em U$ 24,4 bilhões, expansão de 50% sobre a lista anterior, destaca comunicado da consultoria. Embora em 6º lugar, o preço de mercado da Prada é de US$ 3,8 bilhões. A Armani assume a 10ª posição com valor de US$ 2,5 bilhões e a Bottega Veneta com valor de US$ 1,7 bilhão.
O ranking de 2019 ranking da França registra a posição poderosa das casas de moda tradicionais, com linha forte de roupas. Entre as 50 mais valiosas do país, a Louis Vuitton ocupa o primeiro lugar (US$ 46,4 bilhões) e a Chanel a segunda posição (US$ 39,2 bilhões). A Dior assume o 17º lugar (US$ 4,3 bilhões) e a Saint Laurent alcança a 19ª posição (US$ 3,5 bilhões).
Na Alemanha, a Adidas é a líder no setor Apparel e a 8ª entre as Top 50 do país. A marca está avaliada em US$ 13,7 bilhões. Mais distantes dessa marca, aparecem o marketplace de moda Zalando, estimada em US$ 3 bilhões; a Hugo Boss, calculada em US$ 2,2 bilhões; e a Puma, avaliada em US$ 1,8 bilhão.