A verba será liberada pela Apex para dois projetos que visam promover estilistas e eventos no mercado internacional
A Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) inicia dois projetos para divulgar e promover a moda brasileira no exterior. Um deles visa aumentar a exportação de peças assinadas por estilistas brasileiros para Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. O outro pretende fortalecer o evento São Paulo Fashion Week no calendário da moda internacional.
A primeira ação será feita em parceria com a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e contará com verba de R$ 12 milhões. Entre as medidas a serem adotadas, estão a realização de encontros entre estilistas e compradores como, os realizados em Moscou em 2004, na França em 2005 e na Itália, em 2006. “O avanço de exportação e exposição adquirido pela Abest é realmente exemplo para o empresário nacional. Hoje, algumas das marcas de seus associados estão presentes em importantes centros de consumo do mundo”, afirma Juan Quirós, presidente da Apex.
A segunda medida será realizada em parceria com o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design, presidido por Paulo Borges) e é um esforço para a melhoria da credibilidade comercial do São Paulo Fashion Week junto a empresários, investidores, compradores internacionais. Para a empreitada, a APEX investirá R$ 1,2 milhão.