O modelo apareceu nas coleções mais importantes desfiladas, variando tingimentos, efeitos, comprimento e largura de perna
Encerrada hoje, 29, a Semana de Moda de Milão reforçou o modelo boyfriend como a principal modelagem do jeans na primavera-verão 2010 do hemisfério norte. Com diferentes estilos, efeitos de lavanderia, tingimentos, comprimento e largura de perna, o modelo marcou presença na maioria das coleções apresentadas desde o dia 24. Com as marcas sofisticadas, o denim ganha status de luxo, recorrendo a construções de alfaiataria em modelos de saia, casaqueto e vestido. Acompanhado por detalhes de rendas, patchwork ou compondo peças com retalhos, o jeans ganhou espaço nas passarelas de grandes marcas internacionais, onde foi mostrado em versões despojadas ou mais sérias.
Um dos desfiles em que o jeans esteve em evidência durante todo o tempo foi o da D&G. Modelos boyfriend apareceram com puídos, manchados, estrias, efeitos marmorizados e lavagens descarregadas, muitas vezes fazendo conjunto com camisas em denim, outro destaque da coleção. Vestidos, shorts, saias e macaquinhos não ficaram de fora da linha da marca, que propõe o denim puxado para o estilo cowboy.
Bolsas e pochetes em denim também marcaram presença como complemento de alguns looks da marca. Corseletes e outras peças mais estruturadas ganharam detalhes em denim.
Na estação, o jeans aparece, na maioria das vezes, mais puro e próximo da cor original do índigo. As exceções trabalham o denim quase totalmente descarregado, ou com tingimentos black ou em tons terrosos e de lilás. Na coleção da Dsquared, efeitos de resina emborrachada ganharam destaque nas peças que misturavam o jeans tradicional com o efeito de vinil amarelo.
Na Just Cavalli, os efeitos rasgados e puídos foram os mais vistos, além dos amassados, que apareceram em peças de tingimento acinzentado.
Shorts, saias e vestidos reforçaram as coleções, marcadas pela opção de trabalhar calças de comprimento mais curto com barra virada ou não. As formas amplas deram lugar para as simplesmente confortáveis, como os modelos boyfriend, sem ameaçar as skinnies, que não saíram de cena, aparecendo em grande parte das marcas que trabalharam com o jeans na temporada.