Varejista online passa a vender a marca americana e prevê instalar corners nas lojas físicas.
A Shein anunciou que firmou acordo pelo qual compra participação de cerca de um terço na controladora da marca americana Forever 21. Pela transação, cujo valor não foi informado, a varejista online passa a vender no mundo a linha de produtos da Forever 21, hoje comercializada no Brasil pela Dafiti. Conforme o comunicado internacional dirigido à imprensa, o acordo prevê também “testar experiências”, como instalar shop-in-shops da Shein nas lojas físicas da Forever 21 no Estados Unidos, ou usar essas unidades como ponto de retorno de mercadorias da varejista online.
Fundada em 1984, a fast fashion Forever 21 tornou-se um fenônemo de vendas, que só desembarcou no Brasil em 2014 com muito barulho, chegando a ter 36 lojas no país. Em 2019, porém, a rede varejista enfrentou problemas financeiros e para escapar da falência foi vendida para o Sparc Group, joint venture da Authentic Brands, operadora com portfólio de 30 marcas, com o Simon Property, um dos maiores grupos donos de shopping centers dos Estados Unidos. O Sparc detém hoje seis marcas além da Forever 21 (Reebok, Aéropostale, Lucky Brand, Brooks Brothers, Eddie Bauer e Nautica).
A operação financeira em que a Shein compra um terço do capital do Sparc envolve também a participação minoritária do grupo americano na varejista online. O comunicado não informa percentual.
SHEIN NO BRASIL
De acordo com o informe de imprensa, a Shein contabiliza 150 milhões de usuários, entre o site e o app. A varejista online foi fundada em 2012 na China e transferiu a sede para Singapura em 2021. Começou a operar no Brasil em 2020.
Em 2023, sob pressão em torno do modelo de importação operado por varejistas internacionais no Brasil, a Shein anunciou acordo com a Coteminas pelo qual afirmou que até o final de 2026 85% de suas vendas corresponderiam a produtos próprios fabricados no Brasil ou comercializados por parceiros locais na área de marketplace de sua plataforma.