Shein é a segunda marca de roupas mais valiosa

Shein é a segunda marca de roupas mais valiosa, mostra o ranking BrandZ Global Top 100 Most Valuable 2023.

Varejista atropela a categoria e assume o 70º lugar no ranking BrandZ Global Top 100 Most Valuable.

Shein é a segunda marca de roupas mais valiosa, mostra o ranking BrandZ Global Top 100 Most Valuable 2023.

Anunciada como a newcomer entre as marcas mais valiosas do mundo, a Shein estreia no ranking BrandZ Global Top 100 Most Valuable 2023, elaborado anualmente pela Kantar. Com valor de mercado estimado em US$24,5 bilhões, a marca chinesa assumiu o 70º lugar no ranking. Antes dela, da categoria Vestuário, está apenas a Nike, avaliada em US$74,8 bilhões, na 21ª posição. E depois dela tão somente a Zara, com valor reconhecido em US$18,3 bilhões, na 94ª posição.

De modo geral, todas as cem mais marcas mais valiosas do mundo enfrentaram depreciação. O valor caiu 20% sobre 2022. Recuou de US$8,7 trilhões, no ano passado, para US$6,9 trilhões no ranking de 2023. Os analistas da Kantar atribuem à queda aos reflexos dos problemas macro-econômicos enfrentados globalmente e mudanças no comportamento de compra dos consumidores, seja pelo bolso apertado, seja pelas novas expectativas acentuadas depois da pandemia da covid-19.

Com a categoria Vestuário, um dos 13 ramos analisados pela Kantar para compor o ranking, não foi diferente. Das dez marcas mais valiosas da categoria, nove perderam valor de um ano para o outro. Como entrante, a Shein não tem base de comparação.

Juntas as dez marcas de Vestuário têm valor estimado em US$171,7 bilhões, queda de 21% sobre o ranking de 2022.

AS 10 MAIS VALIOSAS EM VESTUÁRIO

A Nike continua a liderar o segmento, seguida por Shein e Zara. Até 2022, a Adidas figurava no Top 100. Com queda de 50% no valor de mercado, para US$11,8 bilhões, a Adidas ocupa a 6ª posição do ranking da categoria (no ano passado estava em terceiro lugar, atrás da Zara).

Mesmo com valor menor, Lululemon, Uniqlo, Anta e Li-Ning mantiveram a mesma posição de 2022 na categoria: respectivamente 4ª, 5ª, 8ª e 9ª.

Avaliada em US$4,4 bilhões, queda de quase 40% sobre o valor de 2022, a H&M perdeu uma posição e foi para o 7º lugar no ranking de Vestuário.

Com valor estimado de US$2,9 bilhões, 42% a menos que em 2022, a Puma desceu para o 10º lugar.

GLOBAL TOP 100 MOST VALUABLE

No ranking global, a Apple continua a liderar avaliada em US$880,4 bilhões. Seguida por Google, US$577 bilhões, e Microsoft (US$501,8 bilhões) que empurrou a Amazon para o quarto lugar (US$468 bilhões).

AS 10 MAIS VALIOSAS DE VESTUÁRIO

Veja detalhes de desempenho das 10 marcas mais valiosas de vestuário do ranking BrandZ Global Top 100 Most Valuable 2023

1 – Clique na cor mais próxima do centro para ver detalhes em tamanho maior de cada marca.

2 – Passe o mouse na cor mais externa se quiser ver em formato tabela.

foto: Shein (divulgação)