Programa de internacionalização de empresas brasileiras, nascido da parceria da Abit com a Apex, prepara participação na Colombiatex.
O programa Texbrasil, que promove vendas internacionais das empresas brasileiras, anunciou seu balanço de 2013. Foram 17 feiras internacionais, que geraram US$ 8 milhões em negócios para as empresas que participaram. No plano interno, marcas receberam 33 compradores internacionais de 24 países “para os quais venderam US$ 4 milhões”, informa o relatório do programa. Menciona, ainda, o suporte à exposição brasileira Le Brésil Rive Gauche, que reuniu 120 grifes nacionais no Le Bon Marché, loja de departamentos de luxo, em Paris, na França. Essa parceria rendeu compras pelo varejista francês avaliadas em US$ 2,25 milhões.
Duas marcas que fizeram parte da exposição, Adriana Degreas e Scarf Me, passaram a figurar no portfólio permanente da loja ao final da ação, acrescenta o balanço. Em outras ações, o Texbrasil apoiou ainda a operação de Adriana Degreas, Colcci, GIG, Patricia Bonaldi e Patricia Motta em quatro showrooms internacionais: dois em Nova York, nos Estados Unidos, Fiftytwo e Seven (NY); e dois em Paris, Fabre e AnaLuizaFashionOffice. Ao longo de 2013, o programa contabilizou a adesão de 31 novas marcas.
Em janeiro, retoma os trabalhos apoiando o grupo de 16 empresas que vai expor na Colombiatex, de 21 a 23 de janeiro, em Medellín, na Colômbia. Da área de denim, participam Vicunha, Cedro, Covolan, Tavex, Santanense e Canatiba, além da Rhodia, que vai destacar o Emana Denim, fio de poliamida com cristais bioativos, que quando entra na composição do tecido tem propriedades que prometem ajudar a combater celulite.
De acordo com dados do Texbrasil, programa criado da parceria da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) com a Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), o Brasil vendeu para a Colômbia quase US$ 60 milhões, em tecidos e insumos têxteis, durante 2012, e importando de lá US$ 32,7 milhões, mantendo assim superávit de US$ 26,4 milhões no saldo comercial entre os dois países.