Marca do grupo Fast Retailing, também dono da JBrand, anunciou que processo já começou e abrangerá as duas redes varejistas de moda
Ao longo deste ano, o grupo Fast Retailing investiu em seu centro de inovação para o jeans, localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, instalando equipamentos da espanhola Jeanologia. O objetivo é adotar práticas de produção limpa para duas marcas do grupo – a Uniqlo e a JBrand. Projetos pilotos foram testados em ambas em pequenas quantidades e os resultados animaram a companhia que pretende produzir, em 2019, 10 milhões de calças jeans por meios que diminuam o impacto ambiental da atividade, especialmente reduzindo consumo de água no processo.
Em 2020, a prática será estendida para toda a produção de lavanderia de jeans do grupo avaliada atualmente em 40 milhões de peças por ano. No FR Jeans Innovation Center foram instaladas máquinas que utilizam sistemas de nanobolhas e geração de ozônio, além de marcação por laser. A pedra-pomes foi substituída por pedra artificial que pode ser usada de forma semi-permanente, ajudando a reduzir a poluição da água, afirma o grupo em comunicado ao mercado, sem detalhar o valor do investimento ou os ganhos a serem atingidos.
Genericamente comenta que os testes permitem calcular que com os novos processos de lavagens, para 40 milhões de jeans, reduziria o consumo em 3,7 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer cerca de 1,5 mil piscinas olímpicas. Porém, não informa o volume atual de água empregada no processo.
A Jeanologia considera o acordo com o Fast Retailing no mesmo patamar do firmado com a Levi’s. Segundo a imprensa espanhola, a expectativa da empresa é faturar € 100 milhões em 2019, 60% a mais que os € 61 milhões previstos para 2018. Atingido esse patamar de receita este ano, a Jeanologia terá cumprida a meta de dobrar de tamanho desde o início de 2016, quando vendeu 35% de participação acionária para a empresa de investimento de risco MCH Private Equity a fim de garantir recursos para a expansão pretendida.