Zara cai na lista das marcas mais valiosas

Zara cai no ranking das marcas mais valiosas da Interbrand

Mesmo perdendo posições, H&M ultrapassa a varejista espanhola no Best Global Brands.

Zara cai no ranking das marcas mais valiosas da Interbrand
Interior de loja da Zara em Milão (divulgação/Vittorio Emanuelle)

Duas únicas varejistas de moda na lista das cem Best Global Brands, publicada anualmente pela Interbrand, Zara cai no ranking de 2021. Ao perder 9% de valor de mercado de um ano para o outro, a varejista espanhola desceu dez posições. Avaliada em US$13,5 bilhões, ocupa o 45º lugar.

Foi ultrapassada, assim, pela H&M, mas não muito. A varejista sueca de moda está na 43ª posição do ranking. Mesmo valorizada em 1%, avaliada em US$14,1 bilhões, a marca caiu seis posições no ranking atual em relação à edição de 2020.

Incluindo as duas marcas de esporte, Nike e Adidas, e as marcas de luxo, a Zara foi a única a perder valor em ano no qual as Best Global Brands registraram o maior crescimento de todos os tempos.

RANKING GERAL

O valor combinado das 100 Best Global Brands alcançou U$2,6 trilhões em 2021, aumento de 15% sobre 2020, a despeito das profundas mudanças econômicas, sociais e tecnológicas enfrentadas pelas economias do mundo todo por causa da pandemia de covid-19, destacou a Interbrand ao anunciar as mais valiosas.

De acordo com a consultoria, 82% das marcas analisadas tiveram valor de mercado apreciado em um ano. Assim, a Zara cai no ranking por figurar entre os 18% das marcas desvalorizadas.

As marcas de tecnologia dominam os primeiros lugares de valor.

Apple continua a marca mais valiosa do mundo. Seu valor de mercado subiu 26% para US$408 bilhões.

Em segundo lugar permanece a Amazon, com apreciação de 24% para alcançar US$249 bilhões.

Para o terceiro lugar do ranking retorna a Microsoft que com valorização de 27% (US$210 bilhões) ultrapassou a Google que desceu para a quarta posição (US$196 bilhões, crescimento de 19%).

O destaque do ranking de 2021 das Best Global Brands ficou, contudo, para a Tesla. O valor da fabricante americana de carros elétricos aumentou 184% em um ano. Vale em 2021 US$36 bilhões, que rendeu a 14ª posição.