ZDHC amplia lista de químicos proibidos

As empresas têm até dezembro de 2020 para implementar a versão 2.0, depois disso os certificados relativos a V1.1 deixam de valer.

O programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals) anunciou o lançamento da versão 2.0 da lista de produtos químicos perigosos que devem ser eliminados em unidades industriais que produzem insumos têxteis, como tecidos e aviamentos, e de acabamento, tanto de têxteis como de roupas, como é o caso de tinturarias e lavanderias. A proibição estende-se ainda às indústrias de couro, borracha, espuma, adesivos e calçados. Segundo a fundação responsável pelo programa, as empresas que participam têm prazo até dezembro de 2020 para implementar as mudanças.

Os certificados relativos à versão 1.1 valem até 31 de dezembro de 2020. A nova versão está sendo considerada um marco porque, pela primeira vez, a revisão e as mudanças sugeridas foram elaboradas por um grupo de especialistas independentes. “Além de adicionar muitas substâncias químicas problemáticas à segunda versão do ZDHC MRSL, o Conselho Consultivo independente desenvolveu um processo claro e transparente para a avaliação objetiva de substâncias químicas. O resultado é um conjunto claro de padrões, relevante para as necessidades da indústria, mas que tem um mecanismo para sinalizar restrições futuras e uma maneira de garantir que produtos químicos nocivos, que tenham caído em desuso, não possam obter um retorno indesejável”. A declaração é de Phil Patterson, presidente do Conselho Consultivo independente, em comunicado ao mercado.

DOIS NOVOS CAPÍTULOS

Além de terem sido incluídos mais produtos químicos na lista de substâncias de uso restrito, o documento passa a contar com dois novos capítulos. Um é o ZDHC MRSL Candidate List. Trata de compostos químicos que se enquadram como perigosos, mas, “ainda não existem alternativas mais seguras em escala para eles”, explica a fundação. Dessa forma, funciona como um sinalizador para as empresas sobre as chances futuras de restrição desses produtos. Isso daria tempo para investir em inovação.

O outro novo capítulo – Archived Substances – identifica substâncias que já foram empregadas pela indústria e não estão mais em uso.

ADESÃO AO PROGRAMA

Na indústria de têxteis e vestuário, são certificados do ZDHC empresas químicas, marcas, fábricas de tecido, fibras e aviamentos. Atualmente, o programa conta com cerca de 150 participantes, a maioria formada por empresas.