Marca que se prepara para a internacionalização lança app que incentiva lojistas a participar de cursos e ações de voluntariado.
Desde abril quando concluiu a transferência do parque fabril para Itajaí, em Santa Catarina, a Acostamento manteve o ritmo acelerado de novos projetos. O mais recente foi anunciado a semana passada. É o lançamento do app Alcateia, ferramenta que visa facilitar acesso e compartilhamento de conteúdos de capacitação continuada e estimular ações de voluntariado entre as multimarcas. Para 2020, o plano é a internacionalização da marca.
Segundo Delton Batista, vice-presidente da Acostamento, na fase atual, a empresa está em processo avançado de seleção e credenciamento de distribuidores nos Estados Unidos e em países da América Latina. O executivo avalia que até o final do ano terá mapeado parceiros que comercializarão as coleções para multimarcas de diferentes países.
Ainda no segundo semestre vai anunciar a abertura de um escritório comercial na China, que dará apoio entre outras funções às compras de matérias-primas, como tecidos exclusivos, explica Batista. Por enquanto, não foi escolhida a cidade onde ficará o escritório.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA
A Academia Acostamento é parte da plataforma Alcateia, uma alusão ao lobo símbolo da marca. Os cursos serão acessados a partir do app. O programa de capacitação continuada foi desenvolvido com apoio do Sebrae e Exact Sales, de Santa Catarina. Voltado para multimarcas, vai promover mensalmente cursos que possam interessar a lojistas e vendedores de multimarcas. O próximo abordará a importância de adotar técnicas modernas de visual merchandising. O seguinte tratará dos impactos para as lojas de moda da entrada em vigor da lei de proteção aos dados dos consumidores, conta Batista.
A maioria desses encontros será na forma de webinar, feitos à distância, de forma a atingir um público maior. Pelo app Alcateia, desenvolvido pela startup Inside The Box para celulares com Android ou iOS, o participante acumula pontos mediante a participação nos cursos e compartilhamento do conteúdo. O sistema de pontuação também reconhece as ações de solidariedade, como doação de órgãos e de sangue. Para comprovar, basta enviar foto da carteira de doador. Para outras ações filantrópicas, é só tirar uma foto registrando a participação, esclarece o executivo.
Como esses projetos estão voltados a pessoas e não a empresas, os prêmios são individuais. Podem participar os donos das lojas, assim como os vendedores. Com cem pontos, é possível obter desconto de 10% em qualquer produto adquirido no e-commerce de varejo da marca. Ou ganhar R$ 10 em recarga para celular da TIM; voucher de desconto para corridas usando Uber ou em compras pelo iFood.
MAIOR APROXIMAÇÃO COM OS CLIENTES E EXPANSÃO DE PRODUÇÃO
Para apresentar as novidades, a Acostamento reuniu na semana passada 150 compradores de multimarcas já clientes em sua sede em Itajaí. Ali participaram de palestra sobre inovação na indústria têxtil, também transmitida ao vivo para outros mil lojistas, comenta Batista. Na visão dele, iniciativas como essas ajudam a preparar as multimarcas que são responsáveis por abastecer a maior parte do mercado de moda no Brasil. Ao mesmo tempo, ajudam a empresa a identificar novos parceiros comerciais.
Outra novidade anunciada para os lojistas que já são clientes é o programa de relacionamento mais estreito, que também recorrerá à tecnologia. Além de lançamentos exclusivos, os clientes maiores e mais fiéis podem ser incluídos na ferramenta de geolocalização da Acostamento. Por esse sistema, o consumidor que procura produtos da empresa recebe alertas de lojas próximas a ele que revendem as coleções da marca.
Esses projetos constam do plano de expansão da empresa. Em dois anos, a meta é alcançar a produção de 500 mil peças por mês, informa o vice-presidente da empresa. “Atualmente, são dois terços desse volume”, afirma. A Acostamento está no mercado desde 1993. Nasceu em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, onde mantinha planta industrial e administração. Em abril de 2019, transferiu a sede e a fábrica para Itajaí.
Parte das instalações anteriores serão usadas como centro de distribuição. O destino da outra parte ainda está em análise, comenta Batista. Segundo ele, a primeira etapa de transferência para Itajaí desde 2018 consumiu investimento de R$ 10 milhões. Outros R$ 10 milhões serão aplicados até o final de 2019.