Bellfer ergue segunda fábrica

Previsão do fabricante de produtos químicos é que a nova planta construída em Americana, interior de São Paulo, entre em operação em meados de julho.

Criada há cerca de dois anos como distribuidora de produtos químicos com atuação na região nordeste, a Bellfer investiu para ampliar os negócios e operar também como fabricante. No início do ano, assumiu a fábrica da AGS Química em Fortaleza (CE) e, agora, prepara a estrutura para participar mais ativamente no mercado do sul e sudeste do país com a construção de uma segunda fábrica, em Americana, cidade do interior paulista. Nos últimos seis meses, a empresa aplicou em torno de R$ 800 mil nos novos projetos.

A planta de Americana já está instalada, erguida em terreno de mil metros quadrados, e ocupando 850 metros quadrados. A previsão de Eduardo Fernandes, sócio na Bellfer, é a segunda fábrica começar a funcionar a partir de meados do próximo mês. Segundo ele, a empresa aguarda apenas a liberação de licenças ambientais. O perfil da linha de produtos será o mesmo nas duas plantas, tendo o segmento de lavanderias industriais de jeans como principal segmento de atuação.

Conta com a linha tradicional de produtos de lavanderias, como desengomantes, enzimas, detergentes e antimigrantes, mas, o principal esforço tem sido no desenvolvimento de compostos que auxiliem na criação de efeitos diferenciados, enfatiza Fernandes, citando um lançamento recente, o Gesso 101, que reproduz visual craquelado nas peças.

Outro segmento que a Bellfer começa a explorar é o de produtos químicos para tratamento de efluentes de lavanderias industriais de jeans, como polímeros empregados nas estações que processam os expurgos de produção. “Temos produtos tanto para a parte suja quanto limpa do tratamento”, observa Fernandes. Também atua com material para alvejamento de sacaria, muito usado por confecções que fazem pano de prato. Mais recentemente, iniciou parcerias para representar fabricantes de equipamentos para lavanderia, tendo acordo com a Trinox, de lavadoras, e com a espanhola Macsa para comercializar máquinas de marcação a laser do fabricante.

O empresário conta que em Fortaleza, a Bellfer mantém duas unidades: a comercial, que distribui os produtos da própria empresa, além de funcionar como revenda de insumos importados e de químicos de outros fabricantes; e a industrial. Tem ainda um escritório em Orlando, nos Estados Unidos, para facilitar a internacionalização prevista para a empresa, diz Fernandes.

Com operação antes restrita à região nordeste, a Bellfer começou a vender em Minas Gerais, Espírito Santo e interior de São Paulo, com planos de atuar em todo o Brasil. Uma das estratégias de trabalho é manter dois técnicos que visitam as regiões desenvolvendo coleções para alguns clientes. Em outra frente, a Bellfer avalia parcerias com grandes confeccionistas. A primeira investida rendeu uma coleção de 150 peças. “Cada uma tem um tag nosso com a indicação dos produtos químicos usados e outro tag com a lavanderia que participou do desenvolvimento como referência”, explica o executivo, sem citar marcas. A expectativa dele é que as peças possam estar no varejo desse confeccionista em quatro meses.

GALERIA DE FOTOS 


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3