A 16ª edição do evento marcada para 23 a 25 de junho em Luanda tem a participação de Ronaldo Fraga, Amapô e Lenny Niemeyer, do coletivo carioca OEstudio e produção da Cia Paulista de Moda.
A 16ª edição do Angola Fashion Week, que acontece de 23 a 25 de junho, no Centro Cultural Paz Flor, em Luanda, terá a participação de três marcas brasileiras: Ronaldo Fraga, Amapô e Lenny Niemeyer. O coletivo carioca OEstudio também participa do evento apresentando o projeto Angola Fashion School, processo de criação colaborativa com jovens designers angolanos. A partir do briefing dos estilistas africanos, a designer e artista Karlla Girotto assina a direção de moda dos desfiles e destaca o uso de acessórios criados pelo G>E (Grupo Maior Que EU, de Pesquisa e Propostas Estéticas). A direção e produção do evento também ficou a cargo de uma empresa brasileira, a Cia Paulista de Moda que faz esse trabalho há três anos.
Durante três dias, 34 marcas sobem à passarela para apresentar suas coleções. Além da moda local – Rose Palhares, Fiu Negru, Soraya da Piedade e Allex Kangala – dentre os nomes presentes em edições anteriores -, marcas de outros países africanos compõem o line-up da semana de moda angolana – David Tlate (África do Sul), Nivaldo Thierry (Moçambique), Antonieta Almeida (São Tomé), Exotrik (Cabo Verde).
A cada noite de desfiles, artistas da cena musical angolana fazem pocket-shows na passarela do evento. Esse ano as atrações são: a cantora de afrojazz Lipsia; MC Laton (fanqueiro de Angola); e o saxofonista Nanutu (especializado em ritmos angolanos, como semba – do qual o samba deriva – e quizomba).
O tema oficial do evento é a Palanca Negra Gigante, animal considerado em extinção até ser redescoberto em 2005 no Parque Nacional de Cangandala, na província de Malanje. Símbolo de vivacidade, velocidade e beleza única, essa subespécie de antílope vem emprestar sua magnitude e glamour ao evento, que a cada ano tem como tema central a valorização da cultura angolana.