Com modernização tecnológica, companhia projeta até 20% de aumento na eficiência e no nível de produção.

A Calçados Bibi, Líder na fabricação de calçados infantis na América Latina, a Bibi investe em torno de R$ 4 milhões na modernização de sua planta industrial no município de Cruz das Almas, na Bahia. O projeto incluiu a instalação de cinco novas injetoras automatizadas — cada uma com dois postos — equipadas com reciclagem de resíduos, operação 20% mais rápida e maior eficiência energética. Em comunicado à imprensa, a companhia estima que a modernização tecnológica deva elevar a capacidade produtiva da fábrica.
Com fábricas em Cruz das Almas e Parobé (RS), a Calçados Bibi produz cerca de 2,6 milhões de pares por ano. Além da atualização física da fábrica na Bahia, a modernização da Bibi investe na integração da fábrica de calçados a um sistema MES (Manufacturing Execution System), com controle por computador que permitem o monitoramento em tempo real da eficiência produtiva, usando de referência o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness – E-fact).
“Também estamos estudando a implantação do uso cada vez maior de Inteligência Artificial na produção. Já estão em operação sistemas de aferição e programação baseados em IA, e a coleta de dados proporcionada pelo MES abrirá caminho para a ampliação dessa tecnologia no ambiente industrial”, declarou no comunicado à imprensa Rosnaldo Inácio da Silva, diretor de operações e competitividade da Calçados Bibi.
ATUAÇÃO
Fundada em 1949, a Bibi produz calçados para bebês e crianças de até 9 anos. Exporta produtos para 60 países e conta com atuação no varejo, onde mantém uma rede de franquias atualmente com 150 pontos, além do canal multimarcas e do e-commerce.