Fabricante afirma que pretende avançar para ficar entre os grandes players do segmento.
Ao olhar para oportunidades de mercado, a Canatiba iniciou mais fortemente em 2021 um processo de diversificação de portfólio. São várias frentes sendo construídas em paralelo. Uma das anunciadas é a disposição da Canatiba para disputar o segmento de workwear. “Estamos começando do zero”, diz animado Fábio Covolan, diretor de marketing do fabricante.
Ele não fala em valor do investimento, mas conta
que para o workwear a empresa montou equipe dedicada, contratando profissionais qualificados do mercado, tanto para a área comercial como a técnica. “A gente não entra em nenhum segmento para fazer firula”, afirmou, para acrescentar que tem meta de ampliar participação para “ser um dos principais players desse segmento”.“Mas é um segmento que sempre esteve superdemandado, com brechas de entrada para Canatiba”, ressaltou. As primeiras vendas foram feitas em confecções de roupas profissionais e para atacadistas de tecidos para uniformes.
A estratégia será oferecer tecidos funcionais, focando em propriedades como conforto térmico, com bases que secam mais rápido, como o lançamento Triple Dry. Tecidos técnicos como aqueles com acabamento anti-chamas ficarão para uma próxima etapa.
DIVERSIFICAÇÃO
Em maio, a Canatiba iniciou a separação das equipes comerciais, com vista a aumentar participação nos mercados de sarja colorida, maquinetados e estampados. “Estamos criando novas Canatibas com foco em fashion, jeanswear e workwear”, resumiu Fábio Covolan.
Por enquanto, diz, a empresa tem capacidade de produção instalada para operar nesses novos segmentos. Conforme a demanda aumentar, a companhia não descarta o aumento de produção com medidas, como abertura de mais turnos.
Também comenta que aumentou a demanda por produtos com composição de linho e maquinetados leves, por exemplo. Ele atribui essa expansão às oportunidades nascidas das falhas de abastecimento globais, abrindo espaço para produtos nacionais, seja por razões cambiais, de dólar alto, ou aumento explosivo do custo de transporte internacional de cargas, ou mesmo indisponibilidade de produto por falta de insumo.
CONFORTO TÉRMICO
Aproveitando o anúncio da coleção de primavera/verão 2023, a Canatiba lança o denim TripleDry voltado para conforto térmico. “Trata-se de um blend de fibras especiais que promovem um efeito de resfriamento imediato e contínuo. Essa tecnologia permite absorção ativa e mantém a pele seca por mais tempo”, explica a empresa em comunicado distribuído à imprensa.
Conforme Fábio Covolan, o desenvolvimento do TripleDry Denim tomou como referência as roupas esportivas com esse tipo de propriedade de rápida absorção de água ou suor. Ele explica que a fibra de poliéster fiado usada na composição ajuda na evaporação, de modo que a temperatura da roupa baixe rapidamente.
Para mostrar o efeito, a campanha de divulgação usou câmera térmica, acompanhando dois skatistas, um usando calça TripleDry e outra calça convencional. Assim, registrando a diferença quase 10ºC de temperatura entre a roupa dos dois (imagem abaixo)

Somado ao resfriamento, o tecido tem secagem rápida, tingimento versátil, alta elasticidade e pode ser trabalhado com efeitos de lavanderia, destaca o diretor.
O TripleDry Denim tem peso de 9,5oz em composição que mistura 64% de algodão, 22% poliéster fiado, 11% viscose e 3% elastano com 70% de stretch.
MAIS CAPACIDADE
Outra novidade da Canatiba é o início da impressão digital de estampas sobre bases de viscose e do tipo malha em PT. Com a demanda em alta, o fabricante comprou mais cabeças de impressão para o equipamento, que começarão a operar em novembro, dobrando a capacidade de produção, conta o diretor da empresa.
