Pesquisa da Lycra mostra alta em sarja

Pesquisa da Lycra mostra alta em sarja

Em relação ao levantamento de 2018, aumento de consumo de quase 40% em três anos.

Pesquisa da Lycra mostra alta em sarja
foto: Cottonbro/Pexels

A cada dois anos, a Lycra realiza um estudo sobre o comportamento do consumidor de jeans no Brasil. Pulou 2020 por causa da pandemia de covid-19. E nesse período o consumo mudou. A pesquisa da Lycra mostra alta na compra de calças de sarja. Em relação ao levantamento de 2018, indica aumento de consumo de quase 40%.

De uma amostra de mil consumidores com idade entre 16 e 54 anos, 36% compraram pelo menos uma calça de sarja nos últimos 12 meses anteriores à data da pesquisa, em agosto de 2021. Há três anos esse percentual era de 26%.

É bem verdade que, a despeito desse impulso de consumo, o denim continua a prevalecer no guarda-roupa. Do universo pesquisado, 88% compraram pelo menos uma calça de denim em 12 meses, mesmo com a pandemia.

Conforme a pesquisa da Lycra, em média são 4,7 calças de denim por consumidor da amostra e 3 calças de sarja.

Para Silvana Eva, gerente de marketing da Lycra para o Brasil, a demanda por sarja acelerou amparada pelo consumidor das classes C/D/E. “Porque esses continuaram a trabalhar mesmo na pandemia e tiveram que se vestir”, avaliou a executiva em palestra para apresentar os resultados da pesquisa.

O levantamento mostra, ainda, que 12% do total consultado comprou apenas calça de sarja, ante um percentual de 8% em 2018.

Os que compraram apenas calça de denim correspondem a 64% do total, queda em relação ao 74% da edição de 2018.

POUCOS BUSCAM NOVIDADE

A frequência de compra de jeans durante a pandemia manteve-se igual para 42% da amostra e caiu para 44%. O isolamento social como forma de proteção contra a covid-19 foi a principal razão apontada para comprar menos jeans nesse período.

Já a principal motivação para fazer o consumidor sair às compras continua sendo a necessidade de reposição.

Ao contrário da percepção corrente no setor e a insistência das marcas, principalmente de pronta entrega, de que o consumidor exige novidades o tempo todo, a pesquisa da Lycra mostra que apenas 12% dos entrevistados compram para ter algo novo. E apenas 2% compram porque se trata de uma nova coleção.

Tanto no denim quanto na sarja os atributos declarados de decisão de compra passam por conforto, qualidade e preço, nessa ordem.

A maioria dos entrevistados compra em lojas de departamento e, em seguida, em multimarcas. Em 2021, as lojas monomarcas perderam posição para o ecommerce, como terceiro maior canal de vendas de jeans. A mudança pode ser atribuída a uma nova onda de fechamento do comércio no segundo semestre devido ao aumento de casos de covid-19 no país. Contudo, só uma próxima pesquisa pode confirmar se a mudança é permanente ou foi pontual.

Quanto aos modelos comprados, calça skinny continua a mais vendida, tanto para sarja quanto para o denim entre as mulheres. Mas a pesquisa detectou a procura por calça jogger e wide leg, que sequer apareciam em 2018.

Entre os homens, o modelo mais vendido é a calça slim, tanto em denim quanto em sarja. Assim como no feminino, a jogger também apareceu para eles, e não aparecia em 2018.