Renovada, a empresa aproveitou a temporada de lançamentos para mostrar a nova marca e a meta de ganhar participação.
Nos últimos quatro anos, a Capricórnio Têxtil promoveu uma mudança interna radical em todas as áreas. O processo incluiu investimentos na fábrica de diferenciados e a chegada da terceira geração ao comando, e ainda assim a empresa mantém o ritmo acelerado. Em junho chegam 30 teares e outros 60 teares estão programados para desembarcarem no Brasil para o ano que vem. Para inovação industrial, o fabricante captou R$ 30 milhões, que serão aplicados ainda este ano.
O apetite para transformação é grande. Será construída uma lavanderia de desenvolvimento dentro da nova fábrica de acabamentos, erguida na planta industrial de São Carlos, interior de São Paulo. Para esse projeto, que incluirá uma área de showroom, a empresa firmou parceria com a consultoria portuguesa comandada por Manuel Pizarro. Segundo João Bordignon, diretor de marketing e neto do fundador Elio Manfredini, a previsão é de a lavanderia começar a operar no início do segundo semestre.
Animada com os resultados da fábrica de acabamentos diferenciados que apenas começou a funcionar, a Capricórnio já estuda ampliar a capacidade. Tem em vista a instalação de mais duas linhas de acabamentos entre 2020 e 2021. Exceto os recursos obtidos em fundo de inovação, os demais investimentos serão bancados com recursos próprios. Também está envolvida com a definição do planejamento para os próximos cinco anos.
Com essa configuração, a companhia visa ampliar sua participação no mercado interno, disputando segmentos em que não atuava. Bastante focada no Brás, quer mais. Está olhando novos polos de jeans pelo Brasil, como Paraná e Santa Catarina, e reforçar presença em Goiás, Ceará e Pernambuco. Está nos planos comerciais fazer um trabalho mais próximo com o segmento de magazines. Também pretende disputar de maneira mais intensa o segmento de denim com composição de algodão e elastano. Além de passar a oferecer tecidos elastizados com largura maior que a convencional, razão principal da compra de teares novos.
RENOVAÇÃO RADICAL EM QUATRO ANOS
Apesar de cercada por metas agressivas, o tom das mudanças nada tem de bélico. Pelo contrário. A hashtag CapriConecta usada para apresentar a nova fase embute a vontade de compartilhar e juntar, diz Bordignon. “A nova logomarca tem atributos visuais de identificação como marca empática (que se coloca no lugar do outro), agregadora e criativa”, conclui. Para isso, a tradicional figura do capricórnio azul escuro e de semblante sério cedeu lugar a um capricórnio millennial, de formas arredondadas. E que se cerca de uma paleta bem colorida.
“Nossa comunicação não será high fashion, nem voltada para passarela ou conceitual. Queremos trabalhar a moda da vida real”, diz o diretor. Ele conta que o primeiro book da nova fase inclui fotos e depoimentos de gente encontrada nas ruas do Rio.
É a etapa de comunicação de um processo iniciado em 2016, que levou a uma mudança ampla, que envolveu desde a filosofia empresarial até a substituição de pessoas em todas as áreas e níveis hierárquicos da companhia, da fábrica ao comercial, passando por qualidade, logística e crédito. A renovação não ficou restrita ao comando.
PRODUTOS E SERVIÇOS PARA GANHAR PARTICIPAÇÃO DE MERCADO
De acordo com Bordignon, a Capricórnio se preparou para entregar produtos de bom custo/beneficio, de qualidade, “e muito serviço para facilitar o dia a dia dos clientes”, diz. A lavanderia de desenvolvimento é um deles. Mas que não estará aberta a toda a carteira de clientes. A ideia é que ali clientes selecionados possam desenvolver peças a serem produzidas com tecido do fabricante. Na etapa seguinte, a equipe comandada por Pizarro vai adequar os processos à estrutura de que a marca dispõe, seja lavanderia própria ou terceirizada, garante o diretor.
Para essa primeira coleção depois da mudança, a principal novidade são os artigos com composição de algodão e elastano. “No mercado brasileiro, 40% do que se vende de índigo no Brasil é algodão com elastano e a gente participava pouco”, observa Alexandre Correa, diretor comercial da Capricórnio. A intenção é ampliar a oferta de tecidos com essas características.
Entre os 22 produtos lançados na atual temporada, quatro têm 98% algodão e 2% elastano, sendo que um deles – o Guga Blue Black – tem 1,77 metro de largura útil. Outra novidade, aponta Correa, é a estreia da Capricórnio no segmento de denim com Dual Core, com quatro produtos, como opção ao 100% algodão. Dessa nova linha, o Millôr é o mais elástico deles, atingindo 62% de estiramento.
O diretor comenta que, além de aumentar a largura, a ênfase também foi reforçar a linha de stretch intermediário, para dar mais opções ao segmento masculino.
Em outra direção, anunciou ainda o primeiro denim malha da empresa, o Slack. O segundo deverá ser lançado até o final do ano, adianta Correa.