Nova linha Bossa e e mais 7 artigos marcam o lançamento de 2025 da tecelagem para as próximas temporadas

Como parte da estratégia de crescimento, a Capricórnio Têxtil realizou na semana passada o lançamento da segunda coleção de 2025, começando a apresentação por São Paulo, na Denim City, no Brás, onde mantém o showroom. Ao GBLjeans, João Bordignon, diretor de marketing, comunicação e sustentabilidade explicou que a meta de ser uma empresa com receita anual de R$1 bilhão ficou para 2026. O objetivo foi adiado em um ano devido a pressões do mercado de jeans. Apesar do avanço em volume de vendas registrado até agosto, o faturamento de 2025 ficará abaixo da meta de R$1 bilhão, diz.
Ele estima que a produção avance, no próximo ano, para atingir 6 milhões de metros por mês, entre denim e a sarja que vem crescendo em participação, ainda que discreta. No plano internacional, as vendas externas deverão contribuir com 8% do volume de venda de 2025, comenta o diretor. Estão concentradas em países da América do Sul, parceiros consolidados como Peru e Paraguai, além da Argentina. No entanto, parte da estratégia internacional foi revista, incluindo o recente encerramento de contrato comercial com a Fabricato, empresa colombiana que distribuiria a linha de denim da Capricórnio no mercado latino.
Em novembro, de 10 a 21, a Capricórnio Têxtil participará da COP30, em Belém do Pará. Vai apresentar os resultados da produção de etanol a partir de resíduos industriais. A segunda participação prevista no evento, em parceria com outra empresa da cadeia têxtil, não está confirmada, acrescenta Bordignon.
BOSSA COM LISTRAS
A principal novidade é a estreia da linha Bossa, voltada para tendências globais de moda. Nasce com quatro artigos de denim listrados, todos produzidos a partir da base Algarve Light, de 10oz, e 100% algodão. Conforme a empresa, as listras começaram a aparecer no segundo semestre de 2024, tanto com efeito aplicado a laser quanto na construção dos tecidos, e avançaram pelos desfiles internacionais.
O Jeri tem listras verticais com efeito maquinetado em tingimento índigo, tornando interessante o uso do tecido também pelo avesso.
No caso do Pipa, as listras são irregulares, de diferentes espessuras. É resultado de um processo inovador de tingimento, aponta a empresa.
Também com efeito de listras verticais, em textura, o Norô usa fio de algodão cru na trama, de forma a destacar o efeito.
De maneira a criar o efeito em forma de grade, o Maré recorre a listras no sentido do urdume e da trama, em tingimento índigo.
OUTROS LANÇAMENTOS
Ao todo, o lançamento da segunda coleção de 2025 da Capricórnio Têxtil reúne 11 novidades, das quais as quatro da linha Bossa.
Na família Comfort Denim, a empresa lançou o Lamar, composto por 99% algodão e 1% elastano, com o que chama de invisible stretch devido ao baixo power, de 10%.
Para a família Original Denim, dos 100% algodão, a Capricórnio incluiu o Araguaia e o Palermo.
No portfólio de Color Denim, a tecelagem segue a mesma divisão. O lançamento Graça é da família Original, de 100% algodão, assim como o Lapa e o Crato. Já o Bartô é Poli Comfort Color Denim, de construção broken twill, peso de 9,6 oz, rígido, combinando algodão e poliéster.
A Capricórnio também ampliou a cartela de tonalidades no Color Denim com duas variações de marrom – Café e Cappuccino.
foto: divulgação (tecido Bossa Maré)