A lavanderia paranaense visa crescimento de até 20% no volume de produção, com trabalhos mais elaborados e a compra de uma máquina a laser para ganhar velocidade na aplicação de efeitos simples
Com intervalo de um ano, a lavanderia Clarear retoma investimentos previstos para serem colocados em prática no início de 2009. A empresa negocia a compra de um equipamento para trabalhos com marcação a laser, visando o aumento de produção em 20% para o próximo ano. A expectativa é o equipamento ser instalado até abril de 2010, num investimento de até R$ 500 mil. Com isso, a Clarear pretende agregar mais valor e qualidade às peças beneficiadas, aumentando a parcela de serviços vindos dos seus cerca de 25 clientes.
“Tínhamos planos para a contratação de novos funcionários e o aumento de produção no ano passado, entretanto, a crise econômica mundial nos atingiu, e adiamos esses planos”, conta Laércio Rockenbach, proprietário da Clarear. Embora os investimentos tenham sido suspensos, a lavanderia promoveu mudanças na forma de operar. “Parte dos serviços manuais foi terceirizada e passamos a nos concentrar mais em agregar valor às peças. Com isso, embora a produção tenha caído de 200 mil para 180 mil peças mensais, nosso faturamento aumentou em 20% como resultado dessa mudança”, atesta o empresário.
De acordo com ele, a compra da máquina a laser também faz parte da reformulação do perfil da lavanderia, que conquistou cinco novos clientes em 2009, e servirá para potencializar a produção de efeitos simples de marcação, enquanto os funcionários ficarão dedicados a trabalhos mais elaborados.
Além disso, a lavanderia está implantando um projeto de gestão de qualidade que envolverá todos os funcionários. O objetivo é reorganizar os setores segundo a metodologia dos 5S, de origem japonesa, que prega o senso de utilização, o senso de ordenação, o senso de limpeza, o senso de saúde e o senso de autodisciplina.
fotos: divulgação