Bolsas feitas em denim

Dupla de amigas cria peças em modelos variados que envolvem aplicações de bordados, estampas, misturas de materiais, entre outros detalhes

 

O gosto em comum pelo jeans levou duas amigas de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, a juntar as aptidões e criar roupas em denim. No início, há dois anos, faziam saias, casacos e calças. Os acessórios entraram aos poucos na linha de criação, mas foram as bolsas em denim que despertaram a atenção dos consumidores.

 

As bolsas são feitas com retalhos de denim, tecidos de estações passadas ou atuais, mas sempre misturados a bordados, aplicações, estampas, outros materiais e muitos detalhes, explica Katia Villela, designer de interiores que atualmente cursa o segundo ano do curso de Moda da FMU, que junto com a dentista Daniella Gran, criou a marca Encantadas.

 

Os modelos variam de ecobags, sacolas de praias, mochilas, bolsas a bolsinhas. São modelos únicos. “Podem ser parecidos, mas nunca são idênticos”, diz Katia. As duas amigas desenvolvem os modelos, cortam e repassam o trabalho de produção para a ONG Zapt, de Mogi das Cruzes, que reúne bordadeiras da região.

 O denim usado passa por lavagem caseira, assim como alguns dos efeitos aplicados como o tie-dye da mochila são experiências artesanais.

 

Elas compram em média 40 quilogramas de denim por mês, que são transformados em 30 a cem bolsas, dependendo do modelo e do tamanho da peça. O próximo passo das duas é criar um site de vendas, com previsão de ser lançado no início de 2010. O canal de vendas principal é o box que a Encantadas mantém em um galpão que funciona aos sábados para aproveitar o movimento da feira da Praça Benedito Calixto, em São Paulo (SP). Dependendo do nível de detalhes, as bolsas custam de R$ 35,00 a R$ 200,00.

 

O trabalho da dupla também pode ser encontrado em três lojas multimarcas, é revendido por três sacoleiras e dois ateliers parceiros, além da participação em bazares.