Renato Kherlakian assina a linha de comemoração pelos 15 anos da marca incorporando numeração intermediária a partir do 35.
Ao apresentar a coleção de comemoração pelos 15 anos da Consciência Jeans, que assina, Renato Kherlakian brinca. “Somos ímpares”. É um jogo de palavra no sentido de não ter igual e pela decisão de trabalhar nesse lançamento com numeração intermediária, que inclui números ímpares, tanto para o jeans feminino, quanto para o
masculino. Considerada especial, a coleção está enquadrada na família de produtos sustentáveis da marca que hoje representa 10% da produção total. E com a by RK espera elevar essa participação para 25%, estima Hadi Hamade, sócio da Consciência junto com o irmão Kassem. Ele informa que a Consciência produz em torno de 100 mil peças por mês.
Criador da Zoomp, Renato Kherlakian adotou a grade ímpar para o jeans da marca na década de 1980. “Ao partir para a numeração intermediária, estamos buscando a excelência na vestibilidade”, defende. A grade da Consciência by RK começa no 35 e segue intercalada até o 44, embora se estenda até o 48. Essa foi uma das mudanças que ele teve liberdade para introduzir nesse projeto que começou em abril.
“Aperfeiçoei ao máximo a comercialização de um produto de qualidade para uma geração que não soube até então o que é um jeans que você pode virar do avesso e ver que ele tem uma extraordinária intenção de qualidade. Não é uma exigência de rigor, ainda que pode parecer ser para o mercado nacional”, argumenta Kherlakian. O
objetivo é alcançar, diz, classe internacional. Ele aponta que a coleção que assina foi confeccionada com maquinário adequado, cuidados de detalhe de costura desde a escolha da linha, com matéria-prima nacional de “ótima qualidade” e lavanderia sustentável.
PREÇOS EM LINHA COM O MERCADO
São 35 referências, com opções de lavagem, e preços que estão de 14% a 17% acima da média praticada pela Consciência, informa Kherlakian. Adepto das metáforas, ele ressalta: “Para você fazer uma boa massa não há necessidade de ela ser exageradamente cara. Tem que ser feita com ingredientes de primeira qualidade. Uma boa
massa (um bom índigo), um bom molho (a lavanderia), boa linha de costura, numeração intermediária e conforto”.
Segundo Hadi Hamade, a faixa de preços da Consciência by RK começa em R$ 63, um shorts vendido no atacado, que a marca sugere chegar a R$ 139 no varejo. A peça mais cara é um macacão estilo jardineira vendido a R$ 125 no atacado e preço sugerido de varejo de R$ 279.
Kherlakian enfatiza que o lançamento da coleção comemorativa envolveu muito exercício de produção, porque os produtos têm características que “o mercado não está mais acostumado a fazer”. Ele diz que está em uma missão de “melhoria de qualidade, busca de originalidade para um produto denim honesto no seu preço, durabilidade
e na sua vestibilidade com a bandeira do sustentável”. Reconhece, porém, que essa transição é complexa.
A CAMINHO DO SUSTENTÁVEL
À pergunta do que foi mais difícil nesse projeto ele responde sem pestanejar: “Chegar no Brás todos os dias. O trânsito é um inferno. As calçadas são lotadas. Os camelôs. Isso foi muito difícil de enfrentar. Fora isso, a estrutura profissional e industrial da Consciência é bastante grande”. O convite para desenvolver a coleção comemorativa foi recebido por ele com entusiasmo como oportunidade de ensinar e aprender, afirma.
Para a Consciência, representa um marco trabalhar com o profissional que desenhou a Zoomp, marca que o adolescente Hadi, hoje com 34 anos, afirma que tinha como referência de jeans de qualidade e desejo de compra. Fundada em 2004, a Consciência Jeans nasceu como Jinurs, criada para suprir o mix de produtos da loja de varejo da família. “Em 2008, avaliamos que tínhamos um produto legal, mas sem uma marca forte, porque era difícil de pronunciar. Foi, então, que lançamos a Consciência. Era para ser 100% ecológica. Só que era 2008, não tínhamos tantas opções e o conceito não tinha apelo no mercado”, comenta Hadi. De lá para cá, diz, a marca ganhou participação cuidando de produtos, explorando as redes sociais e criando ações de divulgação que envolveram celebridades, como a cantora Anitta, o modelo Jesus Luz, entre outras campanhas.