SENAI/CETIQT e FLC juntos em pesquisa para conhecer o comportamento de compra dos brasileiros
O 1º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo, realizado no dia 17 de agosto no Rio de Janeiro, gerou o primeiro fruto. Um dos palestrantes do evento, Francesco Morace, presidente do Future Concept Lab (FLC), de Milão, e o presidente do Conselho Técnico Administrativo do SENAI/CETIQT, Antonio César Berenguer, firmaram uma parceria para realizar uma pesquisa pioneira sobre o comportamento do consumidor brasileiro. A empresa italiana já presta consultoria para Havaianas e O Boticário
O seminário contou com a participação de mais de 500 profissionais de moda e com palestrantes de diversos ramos de atuação, como Sally Lohan, editora do site de tendências WGSN, na Califórnia, e a jornalista brasileira, Erika Palomino.
O primeiro passo da pesquisa será dado com a participação do FCL na elaboração do capítulo sobre o comportamento do consumidor brasileiro na publicação Estratégias Competitivas em um Mercado Global, que o Instituto de Prospecção Tecnológica e Mercadológica (IPTM), uma das unidades do SENAI/CETIQT, vai lançar ainda este ano, com foco no mercado têxtil e de confecção do Brasil.
Os resultados dos estudos sobre o consumo do brasileiro poderão orientar as empresas locais ligadas ao setor têxtil e de confecções a traçar estratégias para inserção do produto nacional, com maior valor agregado, no mercado global. “Conhecer cada vez mais a tendência do consumidor, é uma forma de garantir a redução da margem de erro e do imponderável”, afirma Berenguer.