É a primeira indústria química a compor o grupo de empresas de Santa Catarina que buscam inovar em produtos ou processos fabricados no estado.
Em 2015, 21 empresas vão participar do projeto SCMC (Santa Catarina Moda e Cultura), que procura fomentar a inovação na moda produzida pelo estado, em diferentes áreas. Quatro são novas. Uma delas é a Coratex, fornecedor de corantes e auxiliares têxteis, principalmente, para o mercado do jeans, que participa pela primeira vez do programa, sendo também a primeira indústria química a integrar o grupo de empresas desde o início do projeto em 2005. As outras três são a Elegance (especializada em moda plus size, de Joinville), a Meias Loa (de meias e underwear, de Blumenau) e a Lepper (de cama, mesa e banho, de Joinville).
O grupo é formado, ainda, por Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Dalila, Daniela Tombini, Dudalina, Elaiá, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Oceano, Printbag e Tecnoblu. Para Fernando Siebert, diretor da Coratex, a motivação para aderir ao SCMC foi a expectativa de troca de experiências e informações entre empresas do estado, de portes e setores diferentes, propiciada pelas atividades programadas. Entre as quais, ele aponta as visitas técnicas, nas quais a companhia que recebe mostra para as demais algum tipo de inovação em qualquer área – comercial, financeiro, industrial, de produto. A visita à Coratex fará parte da programação do segundo semestre.
Siebert conta que, provavelmente, o foco será o projeto envolvendo uma linha de corantes que use pouca, ou nenhuma água, para tingir fibras sintéticas, e mantendo solidez de tingimento. Seria uma versão dos corantes para tecidos em algodão, que usam pouca água, lançados pela empresa há cinco anos. Desenvolvida em conjunto com o Senai, como parte do programa de estímulo à inovação da entidade, a linha less water deverá estar pronta no início de 2016, como um projeto de 18 meses.