Aos 16 anos, uma das maiores marcas de jeans do Brasil, localizada no Brás, escoa suas coleções por meio de 35 mil lojas multimarcas
Depois da calça Modela Bumbum, com modelador removível e que agitou a concorrência, a Sawary prepara o lançamento de calças e shorts em denim colorido, com tons diferentes nos lados direito e avesso. O tingimento todo feito em lavanderia usará cores fortes como azul Klein, vermelho, pink e roxo. E vai misturá-las, em combinações como parte externa em roxo e o avesso em vermelho.
Outra novidade para primavera/verão são as calças corsário, em diferentes modelos, que começam a chegar às lojas, conta Luciana Arouca, há oito anos estilista da Sawary. Ela faz dupla com Camila Brancaccia, enquanto a modelagem está a cargo de Gesildo Teixeira. As lavagens para a temporada são claras, destroyer, além do marmorizado e manchados.
A marca não trabalha por coleção, explica Luciana. Os lançamentos são diários, pois, é preciso abastecer de novidades as prateleiras de 35 mil lojistas. Só de modelos novos são criados cerca de 20 por semana, sem incluir na conta as variações de lavanderia aplicadas sobre modelos de linha. Praticamente tudo que a Sawary vende é em denim. Tem poucas opções em sarja.
A linha feminina corresponde a cerca de 80% de tudo que é feito. Nela, a skinny reina absoluta, com espaço para shorts, que ficarão curtíssimos, saias, jaquetas e vestidos. Embora não trabalhe por coleção, a Sawary lança campanhas por estação. Na atual, a apresentadora de programa de TV Sabrina Sato continua, mas divide a cena com a atriz Mariana Rios em filme para a televisão em que as duas disputam cabo-de-guerra com o varal onde está pendurada calça da marca.
Ventos favoráveis
Sawary, que em árabe significa mastro de barco, foi a marca escolhida pelos irmãos El Khoury – Milled, Tony e George – para disputar o já concorrido pólo de jeans do Brás, na capital paulista. Começou em 1995 com produção que não ultrapassava a 2 mil peças por mês. Passados 16 anos, a empresa informa ter capacidade instalada para 12 milhões de peças por ano, mas que não está completamente ocupada.
Ocupa dois prédios. O da rua Joli, no Brás, onde funciona a única loja de pronta entrega da marca, pela qual passam em torno de mil pessoas por dia, entre lojistas, agentes de venda, representantes comerciais e compradores de redes de varejo, calcula a empresa. Próximo à Marginal Tietê, na altura do bairro do Tatuapé, também em São Paulo (SP), fica o complexo erguido em terreno de 12 mil metros quadrados.
Ali, funcionam o depósito; as áreas de desenvolvimento, modelagem, corte e acabamento; além da sede administrativa. Encerrou 2010, com 500 funcionários diretos. A parte de costura e lavanderia é toda terceirizada. O jeans feminino da marca cruzou fronteiras, e hoje é vendido em lojas de 11 países, de acordo com a empresa Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, Austrália, Líbano, África do Sul, México, Chile, Paraguai e Bolívia.
Estudos recentes encomendados pela Sawary mostram que 60% dos clientes da marca se enquadram na classe C. Outros 35% compõem a classe B. E os 5% restantes correspondem à classe A.