Os desafios do jeans no século 21

Entre outras questões, o Anuário GBLjeans 2011 aborda o perfil da lavanderia do futuro: aquela capaz de produzir moda usando o mínimo possível de água

Sempre na vanguarda do mercado, o Anuário GBLjeans discute nessa nova edição questões sobre as quais até a comunidade internacional apenas arrisca previsões. Como fazer um jeans legal, e na moda. Esse é o título do artigo que antecede aos quatro guias de fornecedores, convidando o mercado a refletir sobre os desafios que essa indústria terá pela frente no século 21.

“Neste século, os desafios são espinhosos e vão mudar a forma de fazer o jeans. Os impactos dessa mudança vão repercutir por toda a cadeia. Se o algodão orgânico, que prevê mudanças drásticas na forma de plantio, ainda representa uma promessa, recai sobre as lavanderias a responsabilidade pelos desfechos mais rápidos”, afirma o editorial do Anuário.

Em particular, o Anuário afirma que a lavanderia do futuro será aquela capaz de produzir moda usando o mínimo possível dos recursos naturais, a começar pela água. Baseado em dados do levantamento realizado para o Guia das Lavanderias Industriais, o artigo revela os movimentos das empresas locais do setor em torno de investimentos tecnológicos.

Segundo a pesquisa do Anuário, o número de lavanderias que instalaram equipamentos de geração de ozônio, usado para limpeza de peças, proporcionando economia de água e de combustível, simplesmente dobrou em 2011, ante a base analisada de 2010. Essa e outras variáveis, além da análise sobre os rumos da indústria do jeans, compõem o artigo de fundo da nova edição do Anuário GBLjeans, a única publicação especializada do gênero no setor de moda do Brasil por reunir, em um mesmo veículo, fornecedores de segmentos vitais para a indústria do jeans.

Lavanderias industriais que beneficiam peças jeans representam o início do projeto do Anuário GBLjeans, lançado em 2005, e formam o guia mais abrangente. Com o decorrer do tempo, foram adicionados outros guias específicos: fabricantes de denim e sarja; fornecedores de produtos químicos; e a partir de 2011, também empresas de aviamentos.

“Além de ferramenta de consulta e negócios, o Anuário GBLjeans procura sempre abordar aspectos importantes para a indústria. Na edição de 2011, trata do papel que as lavanderias terão que assumir nas mudanças previstas para o mercado. Mas já falamos, por exemplo, na edição de 2006, que o mundo não é só azul, para destacar o potencial transformador e de moda da sarja colorida, quando recebe os mesmos processos de lavanderia reservados ao denim. Passados cinco anos, essa é uma das principais inovações experimentadas pelo mercado do jeans, junto com o jeather (o jeans com cara de couro) e as jeggings”, salienta Jussara Maturo, diretora de redação do portal GBLjeans e fundadora da SPPress Editora.

Serviço
Anuário GBLjeans 2011
Editora: SPPress
Nº de págs: 76
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