Esth concentra atuação nos serviços de private label

A lavanderia, de São Paulo (SP), investe em maquinário para confecção e deixa de atender novos clientes para serviços exclusivamente de beneficiamento

 

 


Depois de quase 23 anos no mercado, a lavanderia Esth decidiu concentrar os negócios na área de serviços de private label (PL), deixando a participação dos trabalhos avulsos de beneficiamento cada vez menor dentro da empresa. Para sustentar esse modelo de operação, cerca de R$ 300 mil foram investidos na compra de máquinas de costura reta e caseadeira, de corte e colocação de enfestos. Agora, a empresa produz cerca de 30 mil peças por mês para o mercado de PL, atendendo apenas dois clientes com os serviços de lavanderia. Para o segundo semestre, a Esth prevê crescimento de 10% nas produções de PL.

 

Localizada na capital paulista, a Esth avaliou que os custos para manter uma lavanderia na cidade estavam altos demais. “Lavanderias do interior do estado têm acesso mais fácil à água. E apesar de fazermos o reúso de até 70% da água, além do tratamento de efluentes, continuar somente nesse mercado se tornou inviável para ter lucro”, explica Tadeu Guilherme, proprietário da Esth.

 

Na carteira de clientes de PL da empresa estão cerca de 12 marcas, entre as quais MOB, Costume, Side Walk, Gregory e Le Lis Blanc. Ainda contando com toda a estrutura da lavanderia, a empresa beneficia boa parte das roupas trabalhadas em regime de PL, entretanto, os turnos de trabalho na lavanderia foram cortados pela metade. Hoje, a empresa conta com 28 funcionários, sendo 20 deles da área de PL.

 

“Ficamos com capacidade ociosa quando começamos a nos concentrar no PL e acabamos cortando um dos turnos de trabalho. Antigamente, fazíamos quase 200 mil peças mensais, mas preferimos baixar esse número para mudar de foco e apostar nas peças diferenciadas”, explica o empresário, acrescentando que cerca de 30% dos trabalhos de beneficiamento são terceirizados.

foto: divulgação