Imóvel da massa falida da Botucatu Têxtil será vendido com 30% de deságio; marca também será leiloada em etapa futura

Um dos ativos mais simbólicos da indústria têxtil brasileira entra em nova fase de liquidação. A antiga sede da Botucatu Têxtil, fabricante do histórico jeans Staroup, vai a leilão com 30% de deságio em relação ao valor de avaliação. O lance inicial está fixado em R$29,6 milhões, em disputa legal online conduzido pela plataforma Positivo Leilões, com propostas aceitas até 21 de outubro.
Na primeira rodada, em 6 de outubro, no valor de R$42,3 milhões, não houve proposta. Para a segunda rodada, a casa de leilões afirma contar com duas propostas.
Localizada no município de Botucatu, interior de São Paulo, a então sede da companhia ocupa terreno de 286 mil m² de terreno, 6.800 m² de área construída. Trata-se de um dos principais ativos da massa falida da empresa, cujo processo de falência se arrasta desde 2012, informa o comunicado do leiloeiro. O valor arrecadado com a venda será utilizado para quitar parte das dívidas com os credores da indústria.
A alienação faz parte da segunda fase do processo de liquidação da Botucatu Têxtil. No ano passado, uma antiga filial em Avaré, também no interior de São Paulo, já fora vendida. Outros dois imóveis, localizados em áreas comerciais valorizadas da cidade de São Paulo, devem ser disponibilizados nos próximos meses, informa a Positivo Leilões.
MARCA STAROUP À VENDA
Após a conclusão da venda dos bens físicos, será iniciado o leilão da marca Staroup, registrada no INPI.
Em 2015, o PL Racheltex, de Americana, outra cidade do interior paulista, chegou a anunciar a aquisição da marca, tendo relançado coleção da Staroup. A Positivo Leilões explica que, na verdade, se tratou de um contrato de licenciamento com os credores da massa falida para fabricar e vender produtos com a marca Staroup, mediante o pagamento de royalties.
O contrato não envolveu aquisição da marca, que permanece como ativo pertencente à massa falida e será ofertado em leilão após a venda dos imóveis.
DE ÍCONE POP À FALÊNCIA

Fundada em 1956 pelo imigrante húngaro Johann Gordon, a marca Staroup conheceu o auge entre as décadas de 1970 e 1980, quando o jeans se consolidou como símbolo de juventude e cultura pop no Brasil, comandada por André Ranschburg, sobrinho do fundador. A empresa ganhou projeção nacional com campanhas publicitárias estreladas por celebridades e premiadas no Festival de Cannes. Um dos momentos de maior visibilidade da marca foi a participação na abertura da novela ‘Dancin’ Days’, exibida pela TV Globo em 1978.
Apesar do sucesso, a Staroup entrou em crise financeira no início dos anos 2000. Após uma tentativa de recuperação judicial mal sucedida em 2008, a falência foi decretada em 2012. Desde então, os ativos da Botucatu Têxtil vêm sendo vendidos em etapas, sob supervisão da Justiça.
A participação no leilão da sede, assim como de futuros ativos, é aberta a pessoas físicas e jurídicas.
fotos: divulgação (Positivo Leilões)