Com produção atual em torno de 1,2 milhão de peças por ano, a empresa espera expandir em duas frentes, passando pelos serviços de PL e pelo aumento das três marcas próprias
O Grupo Guermar aposta em qualidade para manter a clientela e, para isso, investiu em novo maquinário para sua lavanderia. Nesse segundo semestre, a empresa comprou novas máquinas para a execução de efeitos used, além de equipamentos para jato de areia, para marcação a laser e aplicação de bigode 3D. Com esse investimento, a empresa prevê crescimento de 15% em produção e faturamento até o final de 2009.
Para atingir essa meta, além da modernização na área de produção da lavanderia, a empresa planeja expandir o volume de serviços de sua área de private label (PL) e de uma de suas marcas próprias, a AZ. Os valores de investimento e faturamento da empresa não foram revelados. “Sempre investimos nos recursos próprios da empresa para que nada tenha de ser terceirizado em nossas produções”, conta Marcos Guerra, presidente da Guermar.
Verticalizada, a fábrica da Guermar é localizada em Colatina, no Espírito Santo, numa uma área construída de 18 mil metros quadrados, onde se dividem as áreas de confecção, lavanderia, administração. De acordo com Guerra, no ano passado, a empresa aumentou sua área em 25%, buscando mais organização nas áreas de produção.
Hoje, o grupo produz cerca de 100 mil peças mensais, sendo 80 mil delas representadas pelo jeans e o restante por outros tecidos como malharia. Cerca de 20% da produção da Guermar são dedicados a trabalhos de PL, serviço que a empresa voltou a prestar há um ano e, atualmente, trabalha com 18 marcas, das quais duas são exportadas para os Estados Unidos. Para o próximo ano, a expectativa é de alcançar até 25% de aumento nos trabalhos de PL.
“Muitas empresas estão percebendo a baixa qualidade dos produtos que estavam acostumadas a importar e, por isso, o mercado de private label está aberto. Voltamos para esse ramo porque acreditamos na fidelização do cliente por meio da qualidade de nossos serviços”, comenta o presidente do grupo, que chegou a avaliar a opção deles também importarem roupas prontas. Mas preferiu manter as marcas com produção nacional e própria, além de voltar ao ramo de PL.
Na lavanderia Guermar são beneficiadas cerca de 200 mil peças por mês, sendo metade dos trabalhos absorvida pelas três marcas do grupo:Genius Jeans, Presídio e AZ. Com área de tratamento de efluentes há cerca de quatro anos, a Guermar reúsa, hoe, 50% da água empregada nos trabalhos executados na lavanderia.
De acordo com o presidente do grupo, a capacidade de produção da lavanderia é de cerca de 220 mil peças mensais, variando de acordo com o tipo de beneficiamento feito nas peças. “Certos modelos requerem até quatro ou cinco tipos de efeito e a quantidade de trabalhos feitos nas peças acabam diminuindo a capacidade da produção”, explica Guerra.
O grupo Guermar começou há 32 anos, sendo que a marca Geniu´s foi criada há 28 anos. Atualmente, a Geniu´s Jeans soma 700 pontos-de-venda espalhados pelo Brasil em lojas multimarcas. Com quatro lojas próprias, a Presídio tem suas coleções dedicadas a tendências da moda e é vendida em 550 lojas multimarcas.
Com um novo conceito de moda, pelo qual são elaboradas microcoleções, a marca AZ é a nova aposta da empresa. Inaugurada há um ano, a marca não tem compromissos com estações do ano ou número de peças por coleção, elaborando e confeccionando modelos de acordo com a necessidade de mudanças manifestada pelo próprio mercado. Hoje, a AZ é comercializada por 150 lojas multimarcas no Brasil.
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