Pandemia de covid-19 fez a marca antecipar loja virtual e resgatar produção dentro de presídio para atender o aumento de demanda.

Em plena pandemia de covid-19 a Handara faz 25 anos. As operações foram afetadas, mas, a marca cearense enxergou circunstâncias favoráveis aos negócios. Como a maior parte do mercado de jeans,
foi surpreendida pela alta do consumo trazida pela reabertura do comércio físico. Contudo, faltou mão-de-obra para produzir mais, explica Lúcio Albuquerque, fundador da empresa.A alternativa foi retomar o projeto de montar células de costura e acabamento dentro de presídios do estado. A primeira a ser criada terá um grupo de 60 detentos. Conforme Albuquerque, o plano prevê a montagem de mais três células do mesmo tamanho ao longo de 2021. Com isso, espera desfazer o gargalo que hoje enfrenta. Ele conta que por conta da pandemia oficinas encerraram atividades e outras não conseguem retomar porque falta mão de-obra.
“As costureiras preferiram ficar com o auxílio emergencial”, comenta. Metade da produção da Handara é terceirizada. A outra parte é realizada pela planta na cidade de Horizonte, que tem a indústria integrada à lavanderia na mesma planta. “Não estamos vendendo mais porque não temos como oferecer mais”, afirma o empresário.
Devido ainda à pandemia, a empresa fechou pontos de venda de atacado. “Mas isso reduziu custo fixo e tornou nossa operação mais eficiente. Com a metade dos nossos pontos de vendas, estamos vendendo o mesmo”, garante. Em média, a Handara faz 1 milhão de peças por ano.
ENERGIA FOTOVOLTAICA
Atualmente, a marca atua com três lojas de varejo, instaladas em shoppings de Fortaleza. Conta com 11 lojas de pronta-entrega para atender o atacado. Três ficam em Fortaleza. As demais estão distribuídas entre Pernambuco (4); Bahia (3); e Pará (1). Mantém distribuidores autorizados em outras cidades. Além de movimentar uma força de venda com 90 mil consultores, que vendem por catálogo. Eram mais antes da pandemia. “Quem ficou, vendeu mais, e aumentou o ticket médio porque aproveitou as lojas fechadas”, observa.
Com o comércio fechado, o projeto da loja online foi antecipado. Está no ar, e a maior parte das vendas tem São Paulo como destino, diz Albuquerque. Já o projeto de instalar usina fotovoltaica como alternativa de energia renovável foi adiado. O estudo de viabilidade do investimento foi retomado. Ele acredita que fique para 2021.
A ideia é montar o parque de placas solares fotovoltaicas em terreno próprio. Deste modo, o modelo de compensação alcançaria a planta industrial, a sede administrativa e as lojas do Ceará.
HANDARA CARBON FREE
Sustentabilidade está, diz Albuquerque, na essência de vida dele, estendida à empresa. A Handara, ele fundou aos 40 anos, depois de muito tempo dedicado ao trabalho de campo em desenvolvimento rural e sustentável para a ONU (Organização das Nações Unidas). Já na faculdade trocou o carro pela bicicleta, meio de transporte que utiliza até hoje, lembra. Pedala diariamente o percurso de oito quilômetros que separa sua casa do escritório, na ida e na volta, afirma.
Mantém uma reserva particular de patrimônio natural (RPPN) há 20 anos, no Maciço da Serra Baturité, a 120 quilômetros de Fortaleza. É conselheiro da Associação Caatinga, com a qual contribui dedicando parte dos lucros da Handara.
A entidade cuida da preservação da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), que se estende desde o sertão de Crateús, no Ceará, até Buriti dos Montes, no Piauí.
Só com essas ações, garante, a Handara compensa com uma cota muito maior do que emite em gás carbônico, tornando a empresa carbon free.
A lavanderia é equipada com máquinas de marcação a laser e geração de ozônio, de modo a reduzir o consumo de água. Cerca de 80% da água são reprocessados e voltam para a produção. Outros 20% saem do sistema e são empregados na manutenção dos jardins da fábrica, explica o empresário.
O corte automatizado reduziu as perdas. E as sobras são encaminhadas para presídio de mulheres, para servirem de material para as detentas fazerem artesanato, conta. Plásticos e embalagens são destinados a associações que fazem reciclagem.