Novo relatório de sustentabilidade da companhia dona de duas marcas de moda masculina mostra avanços na agenda ESG.

A Aramis Inc., holding que controla as marcas Aramis e Urban, anunciou que a receita líquida da companhia cresce para R$677,1 milhões em 2024, ante R$573,3 milhões de 2023. Na semana passada, a holding anunciou os resultados de 2024 com a publicação de seu novo Relatório de Sustentabilidade. Além de registrar aumento na receita líquida, a Aramis Inc. afirma dirigir a sustentabilidade como motor de crescimento, acompanhada de inovação tecnológica e avanços na agenda ESG.
Com 3,2 milhões de peças vendidas em 2024, EBITDA de R$86 milhões e desalavancada, a Aramis Inc. diz no relatório de sustentabilidade que colhe os frutos de uma gestão orientada a dados e uma estratégia omnichannel robusta. “Moda, inovação e sustentabilidade não são caminhos paralelos: caminham juntos”, declarou Richard Stad, CEO da Aramis Inc., na mensagem que abre o documento.
AÇÕES PREVISTAS
Atualmente, a Aramis Inc. controla as marcas Aramis, que em 2025 completará 30 anos, e a Urban, assim agora sem o complemento Perfomance de antes e tratada como unidade de negócios independente. O relatório antecipa alguns movimentos estratégicos como o lançamento em 2025 da marca Aramis Kids para meninos, que já aconteceu, e a adoção de rastreabilidade total da cadeia produtiva até 2026.
Também cresce a disposição da Aramis Inc. para incrementar a receita com exportação. Iniciou a internacionalização em 2024 com vendas para o Paraguai e o Oriente Médio. Paralelamente, investe para ampliar a capacidade do centro de distribuição em Serra (ES), implantando novos equipamentos e otimizando processos operacionais.
Conforme a companhia, o relatório de sustentabilidade que publica segue os padrões da GRI (Global Reporting Initiative) e das normas internacionais IFRS S1 e S2, consolidando o ESG como um dos principais vetores em sua estratégia de longo prazo na qual prevê atingir faturamento de R$1,2 bilhão em 2028.
AVANÇOS
Na agenda ESG, a empresa deu passos significativos em 2024 ao revisar sua matriz de materialidade, de modo a avaliar os impactos ambientais e sociais, assim como os riscos que eles representam para o negócio. Temas como mudanças climáticas, ética na cadeia de valor e privacidade de dados passaram a ser prioridade.
Em 2024, do total de peças vendidas entre as duas marcas, 57% usam tecidos à base de fibras como algodão orgânico, viscose rastreável e poliéster reciclado, aponta o relatório. Da mesma forma, a companhia fez a substituição total dos plásticos de embalagem por materiais biodegradáveis, acrescenta o documento.
Entre os avanços ressalta a neutralização das emissões de carbono (escopos 1 e 2) com compra de créditos certificados por token; e a garantia de que 66% da energia elétrica sejam gerados por painéis solares (energia fotovoltaica). “A sustentabilidade agora está integrada à rotina operacional da companhia”, declara em comunicado Valesca Magalhães, gerente sênior de sustentabilidade da empresa.
Como exemplos de inovação em produtos, o relatório aponta o uso de tecidos que incorporam materiais como Polygiene (antiodor e antibacteriano), Tech Outlast (regulador térmico e biodegradável) e liocel. Os tecidos ainda oferecem proteção UV, resistência à água e manchas, e secagem rápida, ressalta o documento. A Aramis também tem explorado a impressão 3D para o desenvolvimento de protótipos, reduzindo tempo e custos.
A empresa encerrou 2024 com 127 lojas, sendo 49 próprias e 78 franquias, além de 1,2 mil multimarcas. No primeiro trimestre de 2025, abriu mais três lojas, somando 130 pontos de venda de varejo até março.
Ao longo de 2024, investiu R$25 milhões, que corresponde quase ao triplos dos R$9 milhões aplicados em 2023.
VERÃO 2026
Também na semana passada, a Aramis Inc. promoveu evento para o lançamento da coleção Verão 2026, que recorre à releitura do estilo náutico e dos safáris, com tecidos como pima gazeado e liocel, e peças-chave como paletós em malha e jaquetas dupla face. Durante o evento, também foi apresentada a primeira coleção infantil da marca.
foto: divulgação (loja shopping Beiramar em Florianópolis)