Para 2013, a holding que controla dez marcas de moda nacionais e é sócia na Tommy Hilfiger do Brasil diz estar voltada à “eficiência do crescimento”.
Para a Inbrands S.A., a holding que controla dez marcas de moda nacionais e é sócia na Tommy Hilfiger do Brasil, 2012 foi um ano de muitos ajustes. Com parte da casa arrumada, o grupo fechou o exercício amargando prejuízo de R$ 14,18 milhões. Perda menor, contudo, que a verificada em 2011 quando acumulou prejuízo de R$ 22,1 milhões. O desempenho do quarto trimestre de 2012, com lucro líquido de R$ 34,27 milhões, ajudou consideravelmente a reduzir o déficit.
Em 2012, a receita líquida dobrou em relação ao ano anterior. Atingiu R$ 1 bilhão, contra R$ 498,38 milhões, de 2011. Só entre setembro e dezembro, a receita líquida registrada foi de R$ 289,69 milhões. Para 2013, a holding afirmou em comunicado aos investidores estar voltada à “eficiência do crescimento”, sem detalhar planos. Os ajustes começaram com a reorganização societária, antes dividida em 20 empresas diferentes, e que foi enxugada.
A partir de 2013, sob o guarda-chuva da Inbrands S.A., operam a Inbrands Indústria (o braço de produção da holding centralizado no Rio de Janeiro); a Luminosidade, empresa que organiza as semanas de moda de São Paulo e Rio de Janeiro e que o grupo desistiu de vender; e a Tommy Hilfiger do Brasil, joint venture firmada no final do ano passado contemplando partes iguais com o sócio PHV, dono da marca. O portfólio atual contempla dez marcas: Ellus; Ellus 2nd Floor; VR Kids e VR Menswear; Bobstore; Mandi; Richard´s; Selaria (a parte de calçados e acessórios da Richard´s); Salinas; e Herchcovitch;Alexandre.
Juntas, essas marcas sustentam uma rede de varejo de 349 lojas, sendo 172 próprias e 177 franquias. Ao serem incorporadas em 2012, Bobstore e Mandi reforçaram o grupo com 88 lojas. Acontece que ao longo do ano as demais marcas sofreram baixas. Foram fechados 20 pontos – 19 franquias e uma das três lojas da Herchcovitch;Alexandre. Em compensação, foram abertas 12 unidades próprias – seis da Ellus, três da VR, duas da Richards e uma da Salinas –, além de duas franquias da Salinas. O canal de atacado atende 4,9 mil multimarcas, quase mil a mais do que tinha em 2011.