Setor de componentes para calçados e acessórios investe em insumos mais sofisticados e prevê alta de 20% nas vendas externas
Além de apresentar novidades de matéria-prima e tecnologia para o setor de componentes para calçados e acessórios, o Salão Inspiramais – de Design e Inovação aproveitou a presença das principais entidades e empresas do setor para discutir questões de mercado e expectativas para 2012 na abertura do evento, na terça-feira, 7. Um dos projetos para este ano é a parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), assinada no primeiro dia do salão, que termina hoje, 9, em São Paulo (SP).
Segundo o presidente do CICB (Centro das Indústrias de Curtume do Brasil), Wolfgang Goerlich, o setor de calçados, bem como todo o setor de transformação do Brasil, está passando por uma fase difícil. “Por outro lado, vemos que setores da moda mais sofisticados estão crescendo cada vez mais”, pondera Wolfgang. Também o vice-presidente da Abicalçados, Cristiano Korbes, destaca o crescimento das grifes.
“Os produtos diferenciados e de alta qualidade estão em alta. Mesmo com a crise, as casas de luxo estão crescendo”, comenta o executivo. Produtos com alto valor agregado e diferenciados são aposta de marcas como a Amazonas. “Vimos uma melhora na performance de calçados com o DNA brasileiro”, disse Ariano Novaes, gerente de marketing da marca. Para completar: “Quem copia produto europeu perde mercado”.
Apesar dos tropeços enfrentados pelo setor calçadista em 2011, a indústria de componentes fechou o ano com saldo positivo de exportações de 20%, gerando cerca de US$ 1 bilhão em receita, informa o presidente da Assintecal, Oséias Schoeder. Goerlich acrescenta que a expectativa é que esse valor chegue a US$ 1,2 bilhão, em 2012. Schoeder atribui esse crescimento nas vendas externas de componentes à iniciativa das indústrias de agregar valor aos produtos de exportação.
Já os calçadistas mantêm os pés no chão em relação ao mercado externo. Com a crise mundial, o setor passou a concentrar-se na demanda interna. “Cerca de 80% de nossa produção são para consumo interno”, diz o executivo da Abicalçados. Para 2012, o setor espera aumentar em apenas 5% as vendas no mercado nacional. A estratégia para melhorar os índices de exportação é tentar colocar os calçados brasileiros no mercado de países emergentes, como China e Rússia, “já somos parceiros da Apex-Brasil há dez anos e ela está nos ajudando nesse projeto”, comenta Korbes sem informar dados mais concretos.
“O Salão Inspiramais é freqüentado por empresas de todos os portes e de todo o sistema de moda, confecção, calçadista e jóias, inclusive compradores internacionais”, diz Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal. Entres os compradores internacionais estavam representados países como, França, Itália e Colômbia. O Salão está no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca e pela primeira vez ocupa os dois andares do espaço, mostrando as novidades em componentes, partes e peças para o verão 2013 da indústria calçadista, de acessórios, roupas, moveleira e de design, entre outras.
Realizado pela Assintecal e Footwear Components by Brasil, o salão contou, ainda, com um preview de moda do inverno 2013, desenvolvido pela equipe liderada pelo estilista Walter Rodrigues.
*com reportagem de Isadora Mota