Canatiba inicia evento com tendências para o verão 2013

No tradicional road show, a empresa abordou opções de beneficiamento em lavanderia e direções de moda para a estação, com desfile das peças desenvolvidas para o evento

Com o início das abordagens destinadas ao verão 2013, a Canatiba realiza seu tradicional road show voltado à estação, que passou por São Paulo, nessa quinta-feira, 9, depois de ter estado em Santa Catarina. No Brasil, o evento seguirá com showroom e palestra para Maringá (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG) até terminar em março, quando será pela primeira vez organizado em Asunción, no Paraguai.

Na capital paulista, o evento foi realizado no shopping atacadista Mega Polo Moda, no Brás, onde a empresa mantém showroom permanente. No evento, Bia Aidar e Ricardo Batista apontam as direções de moda e beneficiamentos em lavanderia para a temporada, de acordo com o que foi visto nas vitrines e feiras internacionais.

No showroom, a têxtil apresenta os lançamentos com modelos elaborados por Jairo Duarte, da Denim & Jeans. A Canatiba reforça os artigos das linhas Zero, que quase não usam água nos processos industriais, e LastingFIT, com novo fio de Lycra que valoriza o conforto e permite o uso de cloro na etapas de lavanderia. (Para mais detalhes, cadastre-se no site e leia a mais recente série de reportagens com os Lançamentos de Tecidos para o verão 2013 no GBLjeans Especial).

Direções de moda

Para o verão 2013, a Canatiba optou por realçar cinco temas: Tropical Feelings, Tribal Mix, Mod Moviment, Sport Sensation e Acqua Way. Apresentados pela consultora de moda Bia Aidar, os conceitos apontam as principais cores, modelagens e detalhes de uma estação que promete ser colorida e com o denim colado ao corpo, como apresentado no desfile elaborado por Ricardo Batista.

Segundo Bia, nas vitrines internacionais observa-se os tops femininos que marcam o busto, com taças, bojos e cortes do estilo pin up. As camisas tradicionais também despontam, tanto para o público feminino quanto para o masculino, com tecidos leves. O corte cropped para coletes, jaquetas e calças também é indicado. As skinnies não saem do guarda roupa das mulheres, porém, podem dividir espaço com as jeggings coloridas e com a flare. Para os homens, a calça curve é mantida.



Nos detalhes, os patches em diferentes tonalidades de denim ficam em evidência, junto com reforços de costura aplicados em bolsos e colarinhos, além de ilhoses, paetês e rendas. Efeitos amassados e estampados, com animal print e flores, seguem até o verão.

Apelo sustentável
A novidade da edição de verão do evento é o Canatiba Lab. A iniciativa visa reforçar o conceito eco-friendly, envolvendo redução do consumo de água e energia elétrica nas lavanderias e, para isso, o Lab apresentou uma sequência de peças feitas com tecidos da Canatiba e de outra fabricante de denim para comparar os resultados. Comandada pelo técnico Ricardo Batista, a sessão mostrou as diferenças entre os artigos após passarem por efeitos de lavanderia, mostrando o tempo gasto e os processos usados.

Para enfatizar o conceito, Batista explicou que para produzir a coleção de cerca de 50 peças, foram utilizados cerca de 400 litros de água, o que daria média oito litros por modelo. Entre as peças, ele destacou os efeitos de marcação como estonados feitos a laser, resinas de pigmentação em pasta e acabamentos em silicone. De modo geral, a micro coleção reproduziu o aspecto vintage com patches, marcações de queimaduras e efeito resinado para ganhar a aparência de couro.

fotos: divulgação