Pelo menos, essa foi a participação do segmento adulto na rodada anterior, de inverno, com vendas avaliadas em quase R$ 4 milhões
O jeans é considerado o carro-chefe dos negócios realizados nas rodadas de Caruaru. Em volume de vendas e em número de expositores, destaca Christiane Fiúza, consultora da J&B Consultores, empresa responsável pela organização do evento. Segundo a consultora, o jeans adulto respondeu por 30% dos R$ 11 milhões negociados na 11ª edição, realizada em março. Se somadas as vendas da categoria infantil, essa participação cresce para 36%.
Na 12ª edição de verão, 29 marcas de jeans adulto e sete de jeans infantil participaram do evento. Juntas, essas 36 empresas informam sustentar produção mensal de 900 mil peças, das quais 85% correspondem ao segmento adulto. Confirmado esse volume, a categoria movimentaria 11 milhões de peças por ano.
Entre as marcas enquadradas como jeans adulto, embora algumas tenham também linha infantil, a mais antiga é a Rônega, criada em 1985. A mais nova é a Vestluz, lançada no ano passado. No jeans infantil, a mais antiga é a Eronix, de 1998, e a mais nova a Flora Flor, de 2006.
Novos clientes
O turn over de marcas compradores gira em torno de 30%, revela Christine. Para as marcas, abrir novos clientes é o principal objetivo. Foi assim com a Handle que participou pela primeira vez março. Para a 12ª Rodada, a empresa de Toritama levou a segunda marca, a Zattza, criada há cerca de três meses.
“É mais trabalhada e só para mulheres”, conta Gisélia da Silva, dona da empresa. A marca mais antiga tem linhas para homens, mulheres e crianças. Mesmo assim, na edição de verão preferiu dar ênfase aos modelos femininos. O interesse da empresa é trabalhar com redes de lojas de médio porte.
Também de Toritama, a Zirapp participou pela primeira vez da rodada, em busca de novos compradores. Para a área de exposição, investiu na coleção feminina, mas tem modelos para homens e crianças. Tem uma segunda marca, a Aniatt, só feminina. As coleções são vendidas em três lojas de pronta-entrega: duas em Toritama e uma em Santa Cruz do Capibaribe.