Jeanswear de Goiás na Fenit

O estado, que concentra 1,5 mil confecções de jeans, investe para conquistar os mercados do Sul e do Sudeste

Por meio da Associação Goiana das Indústrias de Confecções e Correlatas (Agicon) as confecções de jeanswear de Goiás estão se organizando para avançar sobre os mercados do Sul e do Sudeste, pouquíssimo explorados pelas empresas do estado. A maior parte da produção (70%) vai para cidades do Norte e do Nordeste. Goiás tem hoje 1,5 mil confecções de jeans, concentradas nas cidades de Goiânia, Jaraguá, Jataí e Trindade.

O estado é o quarto maior pólo têxtil do Brasil e o segundo maior comprador de jeans da Santista. O jeanswear é o carro-chefe em Goiás. “As empresas do estado são de pequeno e médio porte, por isso, é importante que estimulemos a participação em feiras. São os lugares perfeitos para fazer contatos e estimular o crescimento”, avalia Roberto de Castro, diretor da Agicon, que participou da última edição da Fenit, no estande do estado.

Em função da participação no evento, a marca Ferro de Brasa aumentou em 20% sua capacidade de produção, diz Ângela Maria Barbosa Paixão, diretora da marca. Há 14 anos no mercado, a Ferro de Brasa produz peças de índigo ornamentadas com bordados, tachas, botões, entre outros aviamentos. A produção mensal é de 15 mil peças. A executiva afirma que os resultados ainda não são mensuráveis, mas está satisfeita: “Fiz bons contatos e algumas peças já esgotaram”, comemora.