A lavanderia de Cianorte, no Paraná, estuda aumentar a capacidade de produção para atender o mercado externo
A Lavinorte, na cidade de Cianorte no Paraná, acumula uma produção de 300 mil peças por mês. Na sua carteira de clientes estão as mais importantes grifes de jeans do Brasil como Ellus, Forum e Zoomp. Essa migração das marcas paulistanas para a prestadora de serviços paranaense, ocorreu, segundo Paulo Leandro, o administrador da lavanderia, em função da agilidade e da qualidade dos serviços prestados pela Lavinorte associadas a um perfil de gestão executado “com os pés no chão” e que prestigia o funcionário.
“Os clientes de São Paulo representam 90% da nossa demanda”, afirma Leandro. A parceria com as consagradas confecções de jeanswear não é recente. O administrador ressalta que há pelo menos cinco anos as peças dessas grifes freqüentam as máquinas da Lavinorte.
O beneficiador surgiu em 1995 como braço de uma facção que prestava serviços para confecções da região, que se tornou uma empresa independente. Hoje, a lavanderia oferece todos os processos de beneficiamento disponíveis no mercado, inclusive o laser, e afirma estar preparada para realizar qualquer devaneio dos clientes. São 630 funcionários, sendo 90% trabalhando na preparação de peças.
Entre os 30 funcionários restantes estão aqueles que trabalham no desenvolvimento de produto. Uma cartela com cerca de 80 opções de lavagens é montada como mostruário. “Apesar das opções, a maioria dos clientes já vem com idéia pronta. Muitas vezes eles mandam apenas fotos. O desenvolvimento das lavagens é sigiloso em função da exclusividade solicitada pelas confecções”, relata o administrador.
As máquinas de última geração estão trabalhando com capacidade reduzida, mas não pela falta de pedidos. E, sim, porque as confecções têm pedido o trabalho artesanal. Menos máquinas, mais trabalho manual e os funcionários são mais requisitados.
“Sem o funcionário, não tem empresa”. A objetiva frase do administrador da Lavinorte precede toda a explicação que revela o sucesso de gestão da empresa. “Temos plano de cargos e salários, benefícios sociais e atividades que envolvem o aperfeiçoamento profissional, como palestras e cursos”, explica.
Para chegar aos números exibidos, a Lavinorte recorre a um rigoroso controle de qualidade do processo de beneficiamento. A agilidade é o segundo fator. Os serviços são agendados e um dos sete caminhões que compõem a frota própria da empresa retira e entrega as encomendas num prazo previamente estabelecido. A meta da Lavinorte é manter a taxa de crescimento de faturamento em torno de 10% ao ano. Entre os planos também está conseguir clientes fora do país. “Estamos fazendo contatos e planejando o aumento da produção porque, no momento, a demanda interna já consome toda a capacidade da lavanderia”, afirma Leandro.
A fábrica funciona a todo vapor 24 horas por dia. “Não há nenhum dado oficial, mas se não formos a maior lavanderia do Brasil, certamente estamos entre as primeiras lavanderias do Brasil, acredito que somos a maior lavanderia do Brasil”.